Blog Post

4 características que fazem um negócio ser de impacto

D L • fev. 10, 2021
Se você nos acompanha, já deve estar familiarizado com o termo “negócios de impacto”. De forma resumida, são negócios que visam resolver ou mitigar um problema social e, ao mesmo tempo, gerar lucro. Esse modelo de negócios tem o potencial de ser um ferramenta poderosa para criar soluções para diversos problemas globais de maneira economicamente sustentável.

Desde sua conceituação, as características que fazem um negócio ser de impacto gera debates, inclusive sobre a necessidade ou não de construir uma definição única. Uma definição mais precisa poderia evitar, por exemplo, o mau uso (greenwash) ou a apropriação do termo por questões de publicidade e marketing, banalizando o conceito.

Por outro lado, extensas discussões sobre conceitos podem gerar desperdício de tempo e energia do ecossistema e afastar empreendedores que não se identificam com o conceito ou não querem ser rotulados como Negócios de Impacto.

Alguns exemplos que geram dúvida, especialmente no público que está começando a se familiarizar com esse universo:

Empreendimentos que se consideram negócios de impacto porque têm iniciativas de responsabilidade social e fomento à comunidade do entorno;
Empreendimentos que se apoiam na sua área temática de atuação (“eu tenho uma solução na área da saúde, logo, sou de impacto”);
Empreendimentos que remetem ao perfil sociodemográfico do empreendedor ou ao fato de terem soluções que atendem populações de baixa renda e/ou mais vulneráveis.
A aproximação de outros ecossistemas testam os limites do que pode ou não ser definido como um negócio de impacto, a demanda de investidores por uma régua que ofereça parâmetros para tomadas de decisão de alocação de capital e a necessidade de gestores públicos de reconhecerem os negócios de impacto para conectá-los com as políticas públicas, são questões que aumentam a pressão sobre este debate.

Visando esclarecer essas dúvidas e criar um filtro mínimo que possa caracterizar um negócio como sendo de impacto, em 2019 a Aliança pelo Impacto em parceria com a Pipe.Social lançaram o estudo “O que são negócios de impacto – Características que definem empreendimentos como negócios de impacto”. Esse estudo definiu quatro critérios mínimos para identificar um negócio como sendo de impacto.

Confira abaixo os 4 critérios que definem empreendimentos como negócios de impacto.

Intencionalidade de resolução de um problema social e/ou ambiental.
O negócio de impacto expressa de maneira clara a sua intencionalidade (missão/propósito) de resolver (ao menos em parte) um problema social e/ou ambiental.

Solução de impacto é a atividade principal do negócio.
A atividade principal do negócio traz uma solução para um problema socioambiental real, sendo essa solução o principal motivo que justifica a existência do negócio. (Não é uma ação pontual de responsabilidade social e/ou ambiental.)

Busca de retorno financeiro, operando pela lógica de mercado
O negócio opera por meio da lógica de mercado buscando retorno financeiro, ou seja, gera receita própria por meio da venda de produtos e/ou serviços, independentemente do seu formato jurídico. Não depende de subsídios, ainda que possa recebê-los em diferentes etapas de sua jornada como ajudas pontuais.

Compromisso com monitoramento do impacto gerado.
O negócio tem compromisso com o monitoramento do impacto socioambiental que gera na sociedade.

Conclusão
Esses 4 critérios mínimos ajudam a criar identificação como grupo e pode facilitar o acesso à captação de financiamento e investimento, e a criação de políticas públicas de incentivo.

É importante não inibir o desenvolvimento de um conceito fluido mais adequado à complexidade do campo. Os negócios de impacto que estão em estágios iniciais, por exemplo, podem atender esses critérios em diferentes níveis. Não podemos dificultar que as organizações utilizem a melhor definição de acordo com seu estágio e contexto. Afinal, o foco é proporcionar impacto positivo na sociedade.
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: