Blog Post

A tecnologia como ferramenta de impacto social

D L • fev. 17, 2021
Arevolução tecnológica em curso tem transformado nosso mundo em um ritmo nunca antes visto. Desde o surgimento da internet o uso da tecnologia tem evoluído rapidamente. A conexão entre pessoas e entre dispositivos tem transformado profundamente a forma como a sociedade interage. Para se ter uma ideia, o volume do informações geradas nos últimos anos já é maior que toda a informação produzida em toda a história da humanidade.

Tecnologias como Big Data, Internet da Coisas e Inteligência Artificial, estão se tornando cada vez mais parte de nosso dia a dia. Do pedido de comida e do acesso ao banco até a educação a distância e o transporte. A tendência é ela estar cada vez mais presente e imperceptível em nossa rotina diária.

A internet se popularizou a ponto de ficar acessível para boa parte da população. De acordo com a última pesquisa do IBGE, 74% da população brasileira acessa a internet. Se consideradas as pessoas que utilizam aplicativos que necessitam da conexão à internet (como Uber ou serviços de delivery de refeições), o percentual sobe para 79%.

Essa rápida evolução abre diversas possibilidades e é acompanhada de muitos desafios. Novas tecnologias podem ser utilizadas para ampliar o acesso à informação, gerar novas oportunidades e resolver problemas de diversos tipos. Mas também podem ser terreno fértil para todo tipo de ação mal-intencionada como fraudes e disseminação de desinformação, as famosas Fake News, um problema atual e muito presente em nossas vidas.

Muitos empreendedores buscam nas novas tecnologias formas de impactar positivamente a sociedade, desenvolvendo ferramentas que podem ajudar a resolver problemas sociais. Um dos fatores mais atrativos para a aplicação de novas tecnologias em iniciativas de impacto social é a escalabilidade, ou seja, a capacidade de expandir sua utilização sem aumentar drasticamente custos com recursos técnicos ou capital humano.

Confira 6 startups que utilizam a tecnologia para ajudar a resolver problemas sociais.

APP Nina!
Desenvolvido pela empreendedora, Simony César, desenvolveu a tecnologia NINA para empoderar vítimas e testemunhas na denúncia de os casos de assédio na mobilidade urbana.

A NINA é mais do que uma tecnologia, é um serviço com potencial para unificar vários modais (ônibus, metrô, transporte por aplicativos, bicicletas) e fomentar políticas públicas através de dados.

Utilizado pela prefeitura de Fortaleza (CE), o aplicativo já engajou mais de 1 milhão de usuários na área de cobertura, que resultaram em mais de 1.300 denúncias em 06 meses e 10% dos casos foram convertidos em inquérito policial.

Hand Talk
A Hand Talk tem como objetivo conectar pessoas e empresas através da acessibilidade digital. A plataforma traduz simultaneamente conteúdos em português (texto e áudio) para a língua brasileira de sinais, utilizada pela comunidade surda. A solução oferece ferramentas complementares ao trabalho do intérprete para auxiliar a comunicação entre surdos e ouvintes. O simpático intérprete virtual, o Hugo, torna a comunicação interativa e de fácil compreensão em diversas plataformas.

Segundo o CEO da empresa, Ronaldo Tenório: “Através da tecnologia nós conseguimos ultrapassar fronteiras e chegar em quase todos os lugares. E é através dela que estamos aproximando pessoas, levando mais acessibilidade para milhões delas e contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo”.

A plataforma foi eleita pela ONU como o melhor App Social da América Latina e também ganhou o prêmio no Desafio Google de Impacto em IA, durante o Google I/O 2019.

Movva
A MOVVA busca maximizar o impacto com Inteligência Artificial. Por meio de algoritmos, o sistema desenvolvido pela MOVVA é construído para mandar a mensagem certa para a pessoa certa, e, assim, incentivar mudanças de comportamento e estimular novos hábitos.

Utilizando a tecnologia conhecida como nudgebot, o algoritmo desenvolvido está sempre aprendendo. Ele busca o conteúdo que vai gerar mais resultado junto ao receptor da mensagem e, à medida que mais usuários utilizam o serviço, o modelo se auto aprimora.

De fácil e rápida implementação, os nudgebots podem ser utilizado para engajamento educacional, prevenção de inadimplência e formação de hábitos financeiros saudáveis, e em áreas como sustentabilidade, cultura organizacional, saúde, entre outras.

Ribon
O aplicativo Ribon incentiva a cultura de doação, possibilitando que pessoas doem para ONGs do mundo todo sem gastar dinheiro. Mas como isso é possível, você deve estar se perguntando?

Por meio do aplicativo, os usuários tem acesso a uma curadoria de conteúdos com histórias positivas e inspiradoras. Ao ler um conteúdo, o usuário ganha 100 ribons, a moeda virtual criada pela empresa. Essa moeda virtual pode ser doada a uma ONG cadastrada. Os patrocinadores convertem os ribons em dinheiro de verdade, destinado à instituição escolhida.

Os usuários doam seus ribons para as quatro causas disponíveis na plataforma: água potável, medicamentos, nutrição infantil e saúde básica.

Em 2019, a startup faturou 400 mil reais e realizou sua segunda grande rodada de investimento, captando 1,15 milhão de reais, principalmente do fundo Redpoint Ventures, para investir em sua expansão.

Polen
Polen tem a missão de revolucionar o processo de consumo, transformando cada compra em uma oportunidade de impacto social positivo. A plataforma oferece uma solução completa para facilitar o apoio de empresas a causas sociais por meio de compras no comércio eletrônico.

Negócios que aderem ao serviço se tornam polinizadores, engajando e fidelizando mais seus clientes, gerando mais valor para marca e consequentemente aumentando vendas ao entregar experiências de compra mais positivas. Do outro lado, as instituições filantrópicas recebem mais recursos para realizarem seus trabalhos e projetos, alcançando lugares e pessoas que precisam. O Polen reúne mais de 300 ONGs.

O Polen cuida de todo o processo, para que cada compra tenha uma doação, para que cada doação chegue a quem precisa e para que cada empresa polinizadora seja reconhecida e recompensada por abraçar uma causa que precisa de ajuda. A empresa realiza a curadoria e a homologação de qualquer instituição que entre em contato, evitando cadastros falsos ou pessoas com má fé.

Cada marca polinizadora possui a sua página de transparência, que mensalmente é atualizada após a confirmação de transferência para a instituição. Essa página fica visível para o público geral e pode ser vinculada ao site da empresa. Além disso, as instituições disponibilizam um recibo produzido por elas em nome do polinizador, contendo o valor doado.

Em 2019, o Polen mediou R$ 280 mil em 585 mil doações por meio de 250 e-commerces. A startup opera no modelo de software como um serviço (SaaS), cobrando uma assinatura conforme o número de pedidos que as lojas virtuais recebem.

Portabilis
A Portabilis potencializa o impacto das políticas públicas através do uso de tecnologia e dados. A startup de tecnologia ajuda os governos municipais a superarem a falta de informação através de soluções inteligentes, para aumentar o impacto das políticas públicas nas áreas da educação e assistência social.

Na educação, a empresa guia os gestores públicos através de dados reais, superando a falta de informação, facilitando a tomada de decisão e viabilizando que as metas pedagógicas sejam cada vez mais alcançáveis e possíveis.

Já na assistência social, a Portabilis auxilia os gestores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no acompanhamento da evolução e emancipação das famílias atendidas nos serviços socioassistenciais, gerando dados para otimizar os fluxos e projetos da secretaria.

Segundo a empresa, quase 2% dos alunos da rede pública estão sob a responsabilidade de secretaria que utilizam a plataforma. Há quase 10 anos no mercado, a empresa está presente em mais de 107 municípios, com mais de 385 mil alunos, ensinados por mais de 11 mil professores.

Seja atuando diretamente com o problema ou desenvolvendo ferramentas que potencializam o trabalho daqueles que atuam para resolvê-lo, a tecnologia (se bem utilizada) é definitivamente uma grande aliada para transformação social.

Você é gestor de uma organização sem fins lucrativos, empresa ou negócio social e quer usar a tecnologia para impulsionar o seu impacto social? Confira essa oportunidade!

O programa Tecnologia de Impacto está selecionando organizações que transformam o Brasil e que estejam enfrentando dificuldades ocasionadas pela pandemia. Os beneficiados vão receber gratuitamente a implementação customizada de um projeto de adoção e avanço do uso da tecnologia na organização.​

Uma banca avaliadora selecionará 3 organizações no processo seletivo. A implementação do projeto é 100% gratuita (Sim, não paga nada, é isso mesmo). Cada organização beneficiada poderá implementar um dos seguintes projetos:

  • Implementação de sistemas de gestão de doações e doadores;
  • Implementação de sistema de monitoramento de impacto;
  • Construção ou melhoria de website institucional.
  • As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2021. Para fazer a sua inscrição, acesse o site oficial do programa.


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: