Blog Post

Amitis oferece hortas hidropônicas urbanas visando acesso à alimentação saudável e geração de renda

D L • mar. 17, 2022

Empresa realiza a venda e instalação de hortas hidropônicas e treinamento de micro agricultores que também são cadastrados no delivery virtual da empresa para escoamento do seu cultivo

A região Nordeste possui quase 7,7 milhões de pessoas que passam fome, o que se considera grave insegurança alimentar. Essa informação faz parte do mais recente levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).


O estudo também indicou que a fome no Brasil avança e já atinge no total 19,1 milhões de cidadãos, o que representa 9% da população brasileira. A pesquisa também concluiu que, com a pandemia da Covid-19, cerca de 116,8 milhões estão em algum grau de insegurança alimentar — leve, moderado ou grave. A Rede Penssan explica que a insegurança alimentar acontece quando o indivíduo não tem acesso pleno a alimentos. 


Democratizar o acesso à alimentação saudável e nutritiva para todas as pessoas é o principal objetivo da Amitis, negócio de impacto que nasceu de um projeto de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Quando observaram que poderiam solucionar a má distribuição de alimentos, que é o problema raiz para a fome, resolveram refazer o modelo de negócios e o que era um projeto se transformou numa empresa e os colegas de universidade se tornaram sócios no novo negócio.


“Acreditamos que através do combate ao problema da má distribuição e dos desperdícios também estaremos lutando para diminuir os índices de fome no Brasil. Com nossas hortas diminuímos o desperdício de alimento nos centros urbanos e conseguimos eliminar 5 das 7 etapas da cadeia produtiva de alimento”, disse Lilian Vicente, CMO da empresa. 


O negócio teve início em 2020 em Alagoas e, atualmente, atende as cidades de Maceió e Rio Largo, locais onde encontraram o modelo de negócios ideal para atuar. E já estão finalizando o processo operacional de atuação em um novo estado, o Paraná, que será o primeiro fora de Alagoas.


Lilian conta que um dos maiores desafios foi encontrar uma solução que suprisse a urgência do problema que buscavam combater de forma aplicável e escalável. “Tivemos um processo muito complexo de testes e validação, pivotamos (mudar a direção de um negócio mantendo a mesma base que já existia) nossa solução duas vezes até conseguir o modelo de negócios que temos hoje, e estamos muito contempladas com ele. O nosso maior aprendizado foi baseado nesta dificuldade, pois a gente conseguiu descobrir que é possível apresentar uma solução simples para resolução de uma causa tão complexa quanto a nossa, ao mesmo tempo em que conseguimos amadurecer nossa visão sobre o mercado e sobre nosso público-alvo”, conta.


Como funciona


A Amitis realiza a venda e instalação de hortas hidropônicas no meio urbano, no local disponibilizado pelo cliente. Após um período de treinamento, o micro agricultor é cadastrado no delivery virtual da empresa para escoamento do seu cultivo. Esse escoamento permite que o micro agricultor tenha uma geração de renda mensal de até R$1.149,60.


As hortas hidropônicas – sistema no qual as plantas são cultivadas em substrato ou solução nutritiva e não no solo – são 50% mais produtivas que as hortas comuns, têm um menor consumo de água, ajudam a reduzir o descarte incorreto de lixo plástico e a emissão de CO². 

“Nossas hortas são inteligentes e semiautomáticas, utilizando a técnica da hidroponia como meio para aumentar a produtividade e diminuir o tempo que deve ser dedicado pelo micro agricultor, sendo de apenas 40 minutos por semana, distribuídos em dois dias. Desta forma, o micro agricultor Amitis pode melhorar sua alimentação diária e gerar renda mensal sem precisar de muito tempo”. 


Programas de aceleração


Recentemente, a Amitis foi selecionada para um programa de aceleração 100% financiado pelos lucros de venda do azeite Andorinha Extra Virgem – Projeto Revoa. O projeto contou com a colaboração do Impacta Nordeste. A iniciativa teve como intuito mapear e auxiliar empreendimentos de impacto social que tragam soluções inovadoras para os principais desafios de alimentação na região Nordeste do Brasil, e que possam transformar positivamente o acesso e a relação das pessoas com alimentos saudáveis, saborosos e de qualidade.


O programa está em fase de finalização e Lilian conta que a seleção veio num momento muito importante, quando estavam terminando a última pivotagem que fizeram. Com as opiniões e suporte de especialistas em áreas específicas como mercado, negociação e tecnologia, conseguiram aprimorar pontos importantes no negócio.


Leia também: Azeite Andorinha divulga os negócios sociais selecionados pelo Projeto Revoa


“Para nós foi um divisor de águas, pois nos ajudou a segmentar melhor nossos esforços fazendo com que a gente conseguisse ter foco o suficiente em pontos específicos para podermos validar, testar e aprimorar nosso processo de negociações e vendas. Está sendo uma experiência completa.” 


A empresa também foi incubada na Motirô, plataforma para capacitar empreendedores de impacto desenvolvida pelo Impacta Nordeste em parceria com a Verda. A Amitis faz parte da Comunidade Impacta Nordeste. Sobre a passagem pela Motirô, ela conta que foi uma experiência muito rica por conseguir ter um olhar mais aguçado sobre pontos específicos dentro da empresa, como marketing e vendas, processos estruturais e afins. “O processo era bem completo, cada aula tinha um convidado importante falando sobre modelo de negócios, formalização, o que foi muito importante para nós porque por ser num período em que estávamos vendo o estatutário social e a formalização, estudando mercado e validando soluções. Além disso, o networking foi bem rico e até hoje temos um grupo onde sempre recebemos oportunidades”.



Sobre os próximos passos da Amitis, a diretora de Marketing conta que dentre os planos está replicar a solução da empresa em três novos estados do Brasil e o lançamento de dois novos produtos. O primeiro deles é a Amitis Wall, uma horta vertical ideal para aplicação em restaurantes e micro agricultores com espaços físicos menores em casa. O segundo é o Amitis Home, uma horta hidropônica compacta para que as pessoas consigam ter soberania alimentar, produzindo o que desejam consumir dentro de sua própria casa. “Esperamos fazer o lançamento de ambos os produtos até o início do segundo quadrimestre de 2022”, finaliza.


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/a-amitis-oferece-hortas-hidroponicas-urbanas-visando-acesso-a-alimentacao-saudavel-e-geracao-de-renda/


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: