Blog Post

Assamble facilita a gestão de negócios da economia criativa

D L • jan. 22, 2021

Plataforma desenvolvida no Piauí ajuda o pequeno empreendedor criativo a gerenciar sua empresa

Trabalhar com a criatividade pode parecer um sonho para muitas pessoas, mas é a realidade de milhões de empreendedores da Economia Criativa. Entende-se por Economia Criativa qualquer serviço ou produto que gere valor econômico por meio do capital intelectual, cultural e da criatividade.

Segundo pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Economia Criativa movimentou R$ 171,5 bilhões no Brasil em 2017.

A indústria criativa é bastante diversa. Contempla setores que vão desde a publicidade e marketing, arquitetura, design, moda, passando pela música, expressões culturais, artesanato, audiovisual, até o desenvolvimento de games, biotecnologia e comunicação.

O mercado possui empresas de grande porte até micro empreendedores individuais. Com a crescente taxa de desemprego no Brasil, muitos viram no empreendedorismo uma forma para driblar a crise financeira; outros o fizeram por necessidade. Empreender na economia criativa se tornou uma opção para muitas pessoas nessa situação.

Além de uma mente criativa, o empreendedor da economia criativa necessita de habilidades para transformar suas ideias em negócios rentáveis. Afinal, é necessário que sua criação lhe proporcione renda.

Um dos grandes desafios para os microempresários desse setor é realizar a gestão de seus negócios. Desempenhando múltiplas funções, esses empreendedores nem sempre conseguem conciliar a criação e a produção com outras tarefas fundamentais como o atendimento e o processo de vendas.

Foi pensando em auxiliar esse público que Lorena Eva Martins Luz criou a Assamble, uma plataforma de gestão de negócios criativos. A empresa foi finalista, na categoria Tecnologia, do prêmio regional do Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste. A iniciativa realizada pelo Sebrae, em parceria com o Impacta Nordeste, teve como objetivo compreender melhor o ecossistema de economia criativa na região.

Conversamos com a empreendedora sobre a plataforma e sobre os desafios enfrentados por milhões de pequenos empreendedores da economia criativa.

Origem

A Assamble é uma plataforma de gestão de negócios que possui as ferramentas essenciais para ajudar na rotina de atendimento e produção de quem tem um negócio criativo. É uma solução online de uso fácil e intuitivo para criar orçamentos, gerenciar pedidos, criar catálogo online, calendário de entrega, controle de recebidos e custos.

A ferramenta foi pensada para empreendedores que trabalham no setor criativo como papelaria personalizada, cartonagem, encadernação, personalizados de festas e demais segmentos do artesanato que trabalham com pedidos sob encomenda.

O negócio surgiu a partir da experiência da sua idealizadora Lorena Eva Martins Luz. Ela conta que trabalhava com produtos personalizados de festas e brindes artesanais e com a demanda dos pedidos, começou a sentir dificuldades na gestão da empresa, problemas com organização, operação, gerenciamento de agenda e prazos para entrega.

“Tentamos encontrar uma ferramenta que nos auxiliasse de forma facilitada nesse controle, já que o empreendedor criativo, muitas vezes, realiza boa parte das atividades como vendas, atendimento e produção. Não encontramos uma solução específica para o setor. As soluções existentes no mercado são muitas vezes caras ou com excesso de funcionalidades que acabam gerando mais trabalho para a rotina do criativo”

LORENA EVA MARTINS LUZ, CRIADORA DA ASSAMBLE
Nesse contexto nasceu a Assamble, com um novo conceito de facilidade e de apoio aos empreendedores criativos, com objetivo de ajudá-los a terem negócios mais rentáveis e organizados.

A empresa tem o propósito de impactar com a ideia de que melhorando a operação de um negócio criativo, ele se tornará mais rentável. “Desde a concepção, seguimos o conceito da facilidade, colocar uma grande inteligência de negócios a partir do mínimo de esforço por parte de quem usa”, disse Lorena.

A plataforma tem como missão dar apoio de forma acessível e barata aos empreendedores por meio da tecnologia. “Boa parte da parcela dos empreendedores criativos entra no setor para complementar renda, ou até mesmo obter alguma renda para sustentar a família, e queremos mudar essa realidade, queremos que o setor criativo se mostre como alternativa para investimentos e potencialização”, afirma.

Desafios do empreendedor criativo
Sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores criativos, Lorena acredita que falta apoio e direcionamento para o crescimento do negócio e uma forma de conciliar a vida pessoal com a operação do negócio, além das necessidades básicas de renda. Ela afirma que na maioria dos casos, o empreendedor criativo segue a empreitada de forma solitária, assumindo todas as atividades para conduzir o negócio, como atendimento, venda, entrega, produção, entre outros.

Diante disso, observa-se uma grande sobrecarga de tarefas nos empreendedores criativos somados com as obrigações pessoais. A consequência vem justamente na dificuldade da gestão, e com isso a dificuldade em crescer, ou até mesmo manter o negócio.

Futuro
Para o futuro, a empreendedora afirma que tem planos para contribuir com o mercado criativo. “O principal sonho é realmente impactar o setor de empreendedores criativos no Brasil e no mundo, principalmente dos mais carentes, que assumiram o desafio de empreendedor nesse setor.”

Hoje estamos ajudando a organizar a agenda e a rotina, futuramente queremos ir além, oferecendo crédito aos criativos, inteligência artificial que oriente o dia-a-dia e quais pontos podem ser melhorados no negócio.

LORENA EVA MARTINS LUZ, CRIADORA DA ASSAMBLE
“Hoje estamos ajudando a organizar a agenda e a rotina, futuramente queremos ir além, oferecendo crédito aos criativos, inteligência artificial que oriente o dia-a-dia e quais pontos podem ser melhorados no negócio. Queremos ser a primeira empresa a conectar todos os envolvidos, desde a fábrica, fornecedores, empreendedores criativos e consumidores finais”, finaliza.
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: