Blog Post

Cordel une educação e empreendedorismo por meio da tecnologia e da ludicidade

D L • set. 16, 2021

Startup criada por jovens de escola pública de Recife (PE) busca transformar os cenários de aprendizagem por meio da união da educação com a tecnologia utilizando práticas e ferramentas gamificadas. Essa matéria faz parte da série especial Da ponte pra cá – Conexão Periférica SP/Nordeste, que vai mostrar o potencial de inovação e resiliência de empreendedoras e empreendedores da periferia no Nordeste

A startup Cordel foi fundada em 2019, por um grupo de alunos do ensino médio da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife (PE). Com a missão de transformar os cenários de aprendizagem por meio da união da educação com a tecnologia, a startup trabalha com práticas e ferramentas – digitais ou analógicas – baseadas em jogos e gamificação. 


A Cordel busca desenvolver a união entre a educação e o empreendedorismo, criando novas formas de ensino através de jogos e experiências lúdicas. Um dos primeiros projetos da empresa foi o game “O Pequeno Cabra da Peste”, um jogo baseado no livro O Pequeno Príncipe em Cordel, de Josué Limeira da Silva, e que apresenta a cultura nordestina e seus desafios. 


O CEO da startup, é um jovem de 19 anos, Vinnícius Rodrigo. Ainda durante o ensino médio, o projeto desenvolvido em sala de aula foi selecionado para participar de um programa de dez semanas de aceleração no Porto Digital, que é um dos principais centros de inovação do país, em parceria com o British Council. 


Ele também foi selecionado entre os 15 primeiros colocados, no evento Peter Drucker Challenge, na Áustria, na categoria de empreendedores e gerenciadores, e também foi aprovado em uma academia de liderança na Colômbia.


Falta de acesso a tecnologia nas escolas da periferia do Brasil


Vinnícius conta que a área de jogos e de tecnologia não fazia parte da sua rotina. Tudo teve início na escola, durante o ensino médio, a partir de projetos desenvolvidos para o curso técnico de Programação de Jogos Digitais. 

“Meu principal lema como jovem é de não permitirmos que a tecnologia seja mais um elemento de desigualdade social”

Segundo ele, poucos jovens no Brasil e principalmente nas periferias tem acesso a oportunidades para desenvolverem carreiras ligadas à tecnologia nas periferias. “Meu principal lema como jovem é de não permitirmos que a tecnologia seja mais um elemento de desigualdade social. Tenho procurado através do meu exemplo, na área de TI, inspirar outras pessoas acerca disso”, disse Vinnícius.


“Aqui em Recife temos o privilégio de ter o Porto Digital que tem trabalhado para incluir estudantes de escolas públicas – que na maioria das vezes são de periferia – no mercado de tecnologia. O fato é que esse mercado está superaquecido e falta mão de obra qualificada. Temos pessoas que podem ocupar essas vagas, mas sem o apoio do setor público fica difícil dar acesso aos mais pobres”, continua. 


Segundo Vinnícius a tecnologia empodera e nos torna capazes de ter mais empatia e resolver os problemas reais. “Já fui pré-selecionado para um programa da Câmara dos Deputados e escrevi um projeto de lei exatamente sobre o ensino de programação e robótica nas escolas e seus benefícios. Ainda tem muito a ser feito e temos que correr para isso, o foco deve ser investir nas escolas para que estejam bem equipadas”.


O futuro da Cordel


A Cordel tá na fase de product fit no ciclo das startups, que é a etapa que o empreendedor sabe que o seu produto ou serviço satisfaz a real necessidade do mercado. Tanto é verdade que a empresa já está atendendo clientes de Pernambuco e também de outros estados. “Estamos trabalhando com órgãos de educação governamentais, uma secretaria de educação de um município aqui do estado, São Lourenço da Mata. Esse projeto em específico é para trazer inovação para a sala de aula por meio da tecnologia e ludicidade”.


Leia também: Entrevista com DJ Bola: “Articular o protagonismo dos negócios de impacto das periferias do Brasil é a nossa missão”.


Sobre os próximos passos da Cordel, Vinnícius afirma que espera que a startup cresça cada vez mais e também deseja incluir outras pessoas no time para aumentar o impacto educacional com os projetos de tecnologia. “Nosso time é bem engajado nos processos e são os principais responsáveis em nosso desenvolvimento enquanto empresa. Espero desbravar e aprender mais como empreendedor e aumentar nosso número de clientes. Também estou no movimento de ir atrás de ventures, que possam realizar investimentos na empresa. Ainda temos dificuldades, coisa comum, principalmente para nós que acabamos de sair da escola e já estamos empreendendo”, finaliza.


Quer conhecer e se conectar com essa e outras iniciativas inspiradoras da periferia no Nordeste? Nos dias 30 de setembro a 02 de outubro, a ANIP vai promover o Festival de Negócios de Impacto da Periferia edição Norte e Nordeste. O evento gratuito e online, contará com a presença de empreendedoras e empreendedores de destaque que estão na correria trabalhando e fazendo acontecer nas quebradas, periferias, favelas, comunidades, vielas, becos, aglomerados, mocambos, quilombos, aldeias e reservas do Norte e Nordeste do Brasil. A Cordel estará lá, e você?! Para participar basta se inscrever no site: https://conteudo.articuladoranip.com/fnip-nortenordeste


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/cordel-une-educacao-e-empreendedorismo-por-meio-da-tecnologia-e-da-ludicidade/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: