Blog Post

Dia Internacional da Mulher: 7 organizações que trabalham para o empoderamento feminino

D L • mar. 08, 2021
O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março e foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, sendo comemorado desde o início do século 20. Em alguns países a data é considerada feriado nacional, para lembrar a luta das mulheres por direitos iguais.

Apesar dos muitos avanços, ainda há um longo caminho para as mulheres na busca de dignidade, respeito e igualdade. A violência contra a mulher é uma das principais formas de violação de Direitos Humanos hoje no mundo. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou, neste último domingo (7), que em 2020, foram mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher nos canais Ligue 180 e Disque 100. O número corresponde a cerca de 12 denúncias por hora. Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) são referentes à violência doméstica e familiar contra a mulher.

De acordo com a Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340/2006, são cinco os tipos de violência contra a mulher: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Essas formas de agressão são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para a mulher. Qualquer uma delas constitui ato de violação dos direitos humanos e deve ser denunciada.

No Brasil existem organizações especializadas em acolher, orientar e principalmente, apoiar essas mulheres a terem uma vida digna longe da violência. Algumas instituições atuam na conscientização, enquanto outras voltam seus esforços para a promoção da igualdade de gênero. Confira algumas dessas organizações no Nordeste e no Brasil:

Tamo Juntas

A Tamo Juntas é uma organização social baiana composta por mulheres que prestam assessoria gratuita a mulheres em situação de violência. Ela é composta por diversas profissionais que atuam de forma voluntária em todas as regiões do país, na orientação, acompanhamento e acolhimento de mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.

A ONG também promove eventos, cursos, rodas de diálogo com objetivo de promover espaços educativos e de maior conscientização para equidade de gênero e direitos humanos das meninas e mulheres. A Tamo Juntas está fundamentada em princípios, posturas e práticas na perspectiva feminista, antirracista, anticapitalista, anti-LGBTQIfóbica.

Mete a Colher

A startup Mete a Colher utiliza da tecnologia como aliada no combate à violência contra as mulheres. Nascida em 2016, em Recife, tem como missão desmistificar o ditado “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, criando uma rede de apoio que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos, enfrentando uma realidade cada vez mais segura e igualitária.

O Mete a Colher teve sua iniciativa reconhecida ficando entre os oito melhores projetos nacionais de inovação tecnológica na ImagineCup, a Copa do Mundo da Computação, promovida pela Microsoft, em 2017. No final do mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor startup de Impacto Social do Brasil, pela Associação Brasileira de Startup (ABS).

Casa da Mulher do Nordeste

A Casa da Mulher do Nordeste é uma organização não governamental feminista que há 40 anos contribui para a igualdade de gênero. Sediada em Recife, e com um escritório em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, tem como missão fortalecer a autonomia econômica e política das mulheres, afirmando a agroecologia com base no feminismo e na igualdade racial.

Conta com o apoio de diversos organismos estrangeiros como: Liderando Mulheres Del Sur, Fundo de Mulheres Del Sur, OAK Foundation, ActionAid, entre outros.

Fundado 2005, o CEMUR fica localizado no município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata de Pernambuco, e tem como objetivo desenvolver ações no campo da saúde, cidadania, direitos humanos das mulheres, feminismo, gênero, raça, etnia, cultura e profissionalização contribuindo para a ampliação da plena cidadania das mulheres.

Tem como missão sensibilizar as mulheres quanto aos seus direitos, assegurando-lhes maior participação na sociedade, realizando cursos, seminários, palestras e debates voltados para as questões de gênero, raça e etnia. Também incentiva a autonomia financeira das mulheres com o beneficiamento de alimentos para a merenda escolar, com melhoria e dignidade da vida para as mesmas.

Artemis

Da cidade de São Paulo, a Artemis é uma organização comprometida com a promoção da autonomia feminina e prevenção e erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres, através da garantia de seus direitos e implantação de políticas e serviços que assegurem a mudança efetiva do cenário atual, em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.

Tem como missão fomentar, difundir, apoiar e incentivar a autonomia da mulher em cada etapa de sua vida, compreendendo que esta autonomia só é possível em uma sociedade que preconiza e respeita o direito à integridade física e psicológica, bem como acesso amplo e igualitário ao trabalho, educação, saúde, informação, conhecimento e cultura.

Associação Fala Mulher

A ONG paulista Associação Fala Mulher auxilia mulheres em situação de violência na cidade. Atua na defesa e garantia dos direitos humanos, com especialidade no enfrentamento à violência contra a mulher.

Além de oferecer auxílio jurídico, conta com psicólogos, assistentes sociais e educadores que dão apoio e viabilizam abrigos sigilosos para a proteção da vítima e de filhos que correm risco de morte.

Mapa do Acolhimento

Também de São Paulo, o Mapa do Acolhimento é uma rede de solidariedade que conecta mulheres que sofrem ou sofreram violência de gênero a psicólogas e advogadas dispostas a ajudá-las de forma voluntária. Com atuação em todo o país, as terapeutas, advogadas e voluntárias de outras áreas podem se inscrever pelo site do projeto para oferecer serviços gratuitamente em sua cidade.

Além do apoio de terapia e jurídico, o mapa também mostra onde ficam os serviços públicos disponíveis em cada cidade para atendimento de vítimas de violência sexual.
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: