Blog Post

Gastronomia sustentável: cuidado com as práticas, consumo consciente e muito sabor

D L • jun. 18, 2021

A preocupação com uma alimentação mais saudável, consumindo alimentos frescos, orgânicos e de pequenos produtores é hoje uma realidade para muitas famílias brasileiras, assunto já abordado aqui nessa matéria. Mas a alimentação saudável passa também pela sustentabilidade na cozinha. 


A gastronomia sustentável se preocupa com práticas que vão além dos nutrientes que compõem aquele alimento. Está relacionada à mudança nos impactos causados pelo consumo alimentar, como o desperdício de comida, o consumo consciente de produtos em risco de extinção, coleta seletiva e o reaproveitamento de alimentos. 


O desperdício de comida no mundo em 2019 foi de 931 milhões de toneladas de alimentos, segundo conclusões do relatório sobre o assunto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da organização britânica de resíduos Waste and Resources Action Program (WRAP).


O Índice de Desperdício de Alimentos 2021, da Pnuma, sugere que 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo. A maior parte do desperdício de alimentos – em torno de 61% – vem das famílias. O restante: 26% vêm do setor de serviço de alimentos, por exemplo, restaurantes, hotéis ou estabelecimentos de ensino. E, por fim, 13% vêm do comércio, como supermercados ou pequenas lojas.


Segundo o relatório apresentado pela Brasil Food Trends 2020, os consumidores estão preocupados com o meio ambiente e dispostos a contribuir em causas sociais. O estudo apontou que uma das exigências e tendências mundiais apresentadas por parte dos consumidores está relacionada a um tópico denominado por “sustentabilidade e ética”.


No que se refere à sustentabilidade ambiental, o estudo apontou vários aspectos que estão sendo valorizados nos produtos pelos consumidores de diversos países, tais como: uma menor “pegada” de carbono (carbon footprint), baixo impacto ambiental, não estar associado a maus-tratos aos animais, rotulagem ambiental, embalagens recicláveis, etc. 


Sob o aspecto social, tem aumentado o interesse por produtos vinculados a causas sociais, com certificados de origem de sistema fairtrade, além da simpatia pelas empresas com programas avaliados e certificados de responsabilidade social.


O movimento slow food


Todos nós podemos citar ao menos três grandes marcas de fast food que lideram este mercado. Criado como oposição ao conceito de fast food, o slow food vai além. 


Esse conceito vai na contramão dos alimentos padronizados, de baixo valor nutricional e associados ao desenvolvimento de doenças do fast food e compreende o ato de comer como um momento de atenção, calma e conexão com o planeta. Essa relação totalmente diferente com o alimento tem se propagado na cultura ocidental desde a década de 80.


Seu surgimento foi na Itália e está relacionado à entrada das cadeias globais de fast food no país. Já populares nos Estados Unidos desde os anos 50, elas causaram resistência entre os italianos, que têm uma série de tradições, heranças e cultura alimentar e rituais para desfrutar das refeições da forma ideal. 

Desde sua origem, o movimento reflete a insatisfação com a lógica produtivista e a alta velocidade do mundo contemporâneo. Décadas depois, com a intensificação desse processo, o slow food está se propagando mais rápido que nunca e já conta com vozes potentes no Brasil, como a chef de cozinha natural e ativista Bela Gil.


Não se trata de ter uma alimentação saudável. Essa filosofia consiste em tomar consciência sobre tudo o que o ato de se alimentar envolve. O movimento começa desde antes do momento da refeição, pois se preocupa também com a procedência, a qualidade e o preparo do alimento, valorizando a agricultura, os pequenos produtores e o tempo dedicado à cozinha.


Iniciativas para você conhecer


Evitar o desperdício de alimentos, fazer um reaproveitamento da comida que iria para o lixo ou até mesmo utilizar ingredientes que estão inseridos na natureza são algumas das iniciativas de algumas empresas e organizações que vêm se destacando no ramo da gastronomia sustentável no Brasil. Confira abaixo algumas dessas iniciativas:


Projeto Angu das Artes


O Projeto Angu das Artes foi criado há 4 anos com a proposta de levar conhecimento sobre culinária sustentável às comunidades de Recife. São oferecidas palestras, cursos, oficinas e consultoria na área de educação ambiental, coleta seletiva e não desperdício do lixo orgânico.

Um dos cursos oferecidos pelo projeto e ministrado por Angélica Nobre ajuda as pessoas a reaproveitarem os alimentos que iriam para o lixo, como casca de legumes, frutas e verduras. No curso os participantes aprendem a transformar esses alimentos em deliciosos bolos, biscoitos, antepastos, doces e etc. 

Os cursos estão sendo oferecidos de forma online. Para saber a data do próximo curso e também ver deliciosas receitas, visite o perfil do projeto no Instagram. 


Saladorama


Saladorama é um negócio social de Recife que nasceu em 2015 e tem como objetivo democratizar o acesso à alimentação saudável e de qualidade nas periferias do Brasil. 


Com preços acessíveis, o negócio funciona como um delivery de alimentação saudável. Além da compra avulsa, o cliente também tem a opção de fazer a assinatura de um plano mensal, que dá direito a um número específico de saladas entregues por semana a um preço menor.


Os funcionários do Saladorama passam por um processo de capacitação sobre os cuidados com o alimento e de noções de gerenciamento do negócio. Além disso, eles empregam moradores das próprias comunidades carentes da região onde atuam.


Na’kau – Chocolate Amazônico


O chocolate Na’kau é feito exclusivamente com cacau nativo da Amazônia. Ele está entre os chocolates mais puros do mundo. A Na’kau é a primeira e única fábrica de chocolate do Amazonas que processa o chocolate a partir das amêndoas de cacau, utilizando apenas recursos naturais e valorizando o homem e a mulher da floresta, pagando um valor justo pelos seus produtos. A empresa acredita que a conservação da floresta se faz através da valorização dos produtos naturais e de seus produtores.


É possível adquirir os produtos da Na’kau de qualquer lugar do país. O pedido pode ser realizado através do site.


Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá


Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá é uma organização não governamental com sede em Recife. Fundada em 1993, eles trabalham para a promoção da agricultura familiar dentro dos princípios da agroecologia. Desenvolvendo e multiplicando a agricultura agroflorestal.


Tendo como missão plantar mais vida para um mundo melhor, desenvolvendo a agricultura familiar agroecológica e a cidadania, o Centro Sabiá expressa o desafio de interagir com os diversos setores da sociedade civil, desenvolvendo ações inovadoras junto ao trabalho com crianças, jovens, mulheres e homens na agricultura familiar.


Instituto Gastrotinga


O instituto é dedicado à pesquisa e promoção do bioma caatinga através da gastronomia. Criado pelo chef alagoano Timóteo Domingos, o Gastrotinga tem como objetivo revolucionar a cultura alimentar nordestina através de uma gastronomia que valoriza ingredientes tradicionais da caatinga. 


Inserir componentes extraídos da caatinga na alimentação humana vai muito além da culinária. O Gastrotinga contribui para valorização da cultura nordestina ao levar, através dos agricultores, alimentos da caatinga para restaurantes de todo o país. 


Nomeado como o “chef do sertão” o alagoano já conta com mais de 1.500 receitas autorais, com pratos inusitados como o brigadeiro de palma, cocada de cactos, bolo de coroa de frade, geleia de xique-xique, entre outros.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/gastronomia-sustentavel-cuidado-com-as-praticas-consumo-consciente-e-muito-sabor/


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: