Blog Post

Iniciativas buscam a integração dos refugiados na sociedade

D L • jun. 23, 2021

No último dia 20 de junho foi celebrado o Dia Mundial do Refugiado. A data é dedicada à conscientização sobre a situação dos refugiados em todo o mundo. O Brasil é o terceiro país que mais recebe refugiados na América do Sul. Conheça iniciativas e organizações que promovem ações para integra-los na sociedade.

Fugir de conflitos, guerras, crises econômicas ou sociais e perseguições na sua terra natal, deixando sua origem e na sua grande maioria ficando distante de família e amigos é a realidade de muitos refugiados. Em busca de melhores condições de vida em outro país, os refugiados convivem com a xenofobia e com a dificuldade de adaptação, seja por causa do idioma ou por questões culturais. 


Uma declaração do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), agência vinculada à ONU, informa que há pelo menos 82,4 milhões de pessoas ao redor do mundo que foram forçadas a deixar suas casas. Entre elas, estão cerca de 26,4 milhões de refugiados, e quase metade desse número tem menos de 18 anos.


A ACNUR define o termo refugiados como: “Pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados”.


O refugiado precisou fugir do seu país de origem por uma questão de sobrevivência. Foi forçado a deixar sua casa para poder viver. O alto número de refugiados no mundo hoje mostra que ainda existe muita intolerância por parte de líderes mundiais que deveriam promover a paz e, infelizmente, ainda pregam o ódio e a perseguição entre o seu povo. 


A crise de refugiados que atinge o mundo é gerada por conflitos que se estendem ao longo dos anos, como é o caso da Síria, Afeganistão, África e alguns países do Oriente Médio. Na América do Sul, a crise migratória foi marcada pelo êxodo venezuelano, causado por uma grave crise econômica e política que provocou um grande deslocamento de cidadãos venezuelanos para os países sul-americanos. 


O Brasil também é destino para milhares de refugiados. Apesar do esforço para acolhe-los e integrá-los na sociedade, o aumento no fluxo migratório aumentou os casos de xenofobia no país. Também há uma legislação que contribui para que eles tenham acesso a serviços considerados universais como saúde, educação e programas sociais, mas nem todos são beneficiados na prática pela legislação.


Segundo informações divulgadas pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), apenas em 2019, o Brasil reconheceu um total de 21.515 refugiados de diversas nacionalidades. Entre 2011 e 2019, a nacionalidade venezuelana é a que possui o maior número de pessoas refugiadas reconhecidas no Brasil, seguida dos sírios e congoleses.


A vida do refugiado no novo país não é fácil. Ele sofre para se habituar a nova cultura e principalmente com a dificuldade de reinserção no mercado de trabalho. As oportunidades de emprego são escassas e também existe a dificuldade da validação do diploma, fazendo com que eles aceitem serviços de baixa qualificação e fora da sua área profissional. 


Apesar das dificuldades que os refugiados enfrentam quando chegam ao Brasil, existem ONGs que promovem ações de integração desses refugiados na sociedade e tentam melhorar a realidade dessas pessoas que chegam ao país em busca de um futuro mais digno. 


AVSI Brasil – Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil


Com atuação em 11 estados e Distrito Federal, a AVSI tem a missão de tornar as pessoas, em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária, protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e da comunidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas.


A AVSI Brasil é uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da parceria com a Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em mais de 30 países, presente no Brasil desde os anos 80.


Só em 2020, foram desenvolvidos 26 projetos, com a ajuda de 590 colaboradores, beneficiando diretamente 466.204 pessoas e com um investimento social de R$ 57,7 milhões. 


Dentre as áreas em que a ONG atua, estão: água e segurança alimentar; cidades inclusivas e resilientes; energia e ambiente; justiça e prevenção da violência; migrações; parcerias multissetoriais; ações socioeducativas; trabalho e crescimento econômico.


Abraço Cultural


A ONG Abraço Cultural tem por objetivo promover a troca de experiências, a geração de renda e a valorização dos refugiados. Através de aulas de idiomas – com metodologia e material didático próprios – buscam transmitir muito mais do que o aprendizado de uma nova língua: querem quebrar preconceitos e barreiras culturais, aproximando diferentes povos em um único lugar.


São oferecidos cursos de árabe, espanhol, francês e inglês. Os refugiados são capacitados para dar aulas de idiomas e cultura. Muito mais que gerar renda, querem promover a troca de experiências, a valorização pessoal e a quebra de barreiras culturais. A ideia é aprender através da cultura do professor. Querem que o aluno se aproxime de diversas culturas e aprenda uma língua de uma forma mais completa.


Associação em Solidariedade ao Imigrante no Rio Grande do Norte (ASIRN)


Do Rio Grande do Norte, a ASIRN busca garantir os direitos de uma vida digna de pessoas refugiadas e migrantes no RN. Funcionando formalmente desde 2018, a ASIRN conta com voluntários de diversas áreas como no setor jurídico, comunicação e na viabilização de projetos. 


A associação presta serviço às pessoas que entraram legalmente no Brasil e necessita de doações para continuar realizando o trabalho. Em suas redes sociais (@asirnimigrante) realizam campanha de doações de alimentos a serem distribuídos entre os refugiados.


Pastoral do Migrante de Fortaleza


Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM, é uma das ações da Igreja no mundo. É uma ação específica da Igreja a serviço das pessoas que migram e necessitam de acolhida. Tem como centralidade a pessoa do migrante e a defesa de seus direitos, independente de raça, credo, cultura, gênero.


É uma Pastoral Social, que integra a Comissão Episcopal pra o Serviço da Caridade, Justiça e Paz e o Pastoral da Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Sua missão é construir processos organizativos, defender os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais, religiosos e ambientais, sendo presença inculturada e profética no enfrentamento da migração forçada. Este serviço se realiza através da FIA – Formação, Incidência e Articulação.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/iniciativas-buscam-a-integracao-dos-refugiados-na-sociedade/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: