Blog Post

McDonald’s está #AbertoATodos no Dia Internacional da Transparência

D L • set. 27, 2021

Dando continuidade às ações do programa Portas Abertas, a empresa ouviu mais de 1.800 consumidores do Brasil, para entender como o público se relaciona com as marcas


98% dos entrevistados consideram transparência o principal valor que devem oferecer aos seus clientes e mais de 59% afirmaram que a pandemia os tornou mais abertos a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes

No marco do “Dia Internacional da Transparência”, comemorado todos os anos em 27 de setembro, a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald's em 20 países na América Latina e no Caribe, celebra uma nova edição de seu Dia Internacional de Portas Abertas. Neste ano, a companhia decidiu ir além, mostrando-se “Aberta a Todos” e perguntando aos consumidores o que significa, em um contexto de pandemia, ser transparente e estar aberto. 


No Brasil, a Arcos Dorados ouviu 1.800 brasileiros de sua base de dados para entender como a pandemia mudou sua relação com as marcas, seus valores e a necessidade de uma maior transparência em processos e em temáticas como sustentabilidade. Entre os resultados do levantamento, destacam-se os seguintes pontos:

70% dos entrevistados afirmaram que seu vínculo com as empresas mudou e se mostraram mais preocupados com o planeta, a saúde, o bem-estar e a procedência dos produtos;

98% consideram que a transparência é o principal valor que as marcas devem oferecer aos seus clientes;

Mais de 59% dos respondentes afirmaram que a pandemia os tornou mais abertos a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes. 


Para o McDonald’s, a transparência sempre foi uma premissa. Com o intuito de desmitificar algumas crenças sobre seus produtos e processos de produção, em 2014 a marca lançou a iniciativa “Portas Abertas”, que já recebeu mais de 10 milhões de consumidores brasileiros nas cozinhas do país e permitiu reforçar a confiança dos clientes, solucionando dúvidas e explicando sobre origem e procedência dos Hambúrgueres, das McFritas e Chicken McNuggets. Entre os entrevistados que já visitaram as cozinhas da marca, a pesquisa revelou que:

40% se interessaram principalmente pelo serviço e a rapidez da entrega;

21% valorizaram mais os rígidos protocolos de qualidade e segurança;

14% consideraram a higiene e limpeza do local como destaque. 


Já para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar do programa Portas Abertas, os dados mostram que:

42% demonstraram-se especialmente interessados em conhecer os métodos de conservação e cuidado com os ingredientes;

enquanto 28% têm mais curiosidade sobre os protocolos de higiene.


Isto demonstra como a pandemia colocou o foco em temáticas vinculadas à qualidade, saúde e as medidas de proteção neste sentido. 


A pesquisa também abordou o quão abertas as pessoas estão a mudar de opinião ou aceitar diferentes pontos de vista, em um contexto de ceticismo, novas brechas e preconceitos:

60% se mostraram flexíveis a mudar sua forma de pensar quando as empresas se mostram transparentes;

48% disseram estar mais abertos a conhecer coisas novas, a se atrever e quebrar estereótipos. 


Essa abertura dos clientes é algo importante para a marca, que acredita que ainda há muito espaço para conversar com seus consumidores de maneira aberta e genuína sobre o trabalho feito para garantir refeições deliciosas e preparadas com ingredientes de qualidade. 


“Queremos ficar perto e, por isso, é importante para nós estarmos abertos para que nos conheçam mais e melhor. Estamos sempre olhando para diferentes maneiras de nos conectarmos com nossos clientes e de mostrar nossa preocupação com a qualidade e a segurança do alimento”, explica Paulo Camargo, Presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. “Isso é tão importante para a companhia, que, como nossas visitas presenciais estão suspensas, no começo deste ano lançamos o Portas Abertas Online, um tour virtual por nossa cozinha, que permite conhecer nossos protocolos sem sair de casa” complementa o executivo. 


Semana de Portas Abertas

Nesta segunda-feira (27), o McDonald’s dá início à ação #AbertoATodos, com a realização de uma live trazendo informações sobre a qualidade dos alimentos servidos pela rede, assim como iniciativas relacionadas ao cuidado da companhia com o meio ambiente e temas como empregabilidade e diversidade.

A iniciativa reafirma o comprometimento da empresa com a transparência e a proximidade com seus clientes. A live será transmitida pelo perfil oficial da Arcos Dorados no LinkedIn, a partir das 14h.

Entre os participantes, estarão Marcelo Rabach, CEO da Arcos Dorados, e Teresa Senosiain, Gerente de Qualidade da Marfrig, além de convidados especiais. 

A programação inclui depoimentos sobre: 

Oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional; 

Diversidade e inclusão como pilares fundamentais para o presente e o futuro; 

A evolução das questões nutricionais e de saúde;

As medidas mais importantes em termos de segurança e higiene em um contexto de pandemia como o atual;

Sustentabilidade e reciclagem de resíduos.

Para acompanhar a live, acesse: https://www.linkedin.com/company/arcosdorados/?originalSubdomain=br 


Para ampliar a comunicação sobre transparência, a marca também desenvolveu novos conteúdos para o site www.mcdonaldsdeportasabertas.com.br, que reúne infográfico, vídeos, a visita virtual do Portas Abertas Online e um e-book sobre o McLanche Feliz. Todas as novidades foram pensadas para abordar as principais dúvidas dos clientes de maneira leve e descomplicada. Além disso, o McDonald’s convida o público a acompanhar suas redes sociais, pois uma presença especial vai compartilhar mais curiosidades sobre o Méqui por trás do balcão. 

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a franquia responsável pela operação do McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes da marca nessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2021). No Brasil, são mais de 1.040 unidades, empregando mais de 50.000 pessoas. A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: