Blog Post

Mulheres negras representam 25% das pessoas promovidas para cargos de liderança no McDonald’s no Brasil

D L • jul. 22, 2021

Rede divulga dados em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

A Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, teve 36% das oportunidades de promoção na rede conquistadas por mulheres negras entre 2020 e 2021. Além disso, elas representam 25% das pessoas promovidas para cargos de liderança no mesmo período. A companhia anuncia os números em reconhecimento ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado no próximo dia 25 de julho.

Além do recorte feminino, 61% dos funcionários da rede como um todo que foram promovidos entre 2020 e 2021 se identificam como pretos ou pardos, representando, ainda, 81% das promoções para posições de gerência dos restaurantes. 

A Arcos Dorados possui políticas que buscam oferecer a seus funcionários um ambiente de trabalho acolhedor e promover a inclusão social e a igualdade de oportunidades. Uma das principais iniciativas da empresa, implementada em toda a América Latina há cerca de dois anos e meio, é o Comitê de Diversidade e Inclusão, que tem o propósito de conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, pelos pilares de gênero, gerações e diversidade sexual. Atualmente, 60% dos colaboradores da rede se declaram como pretos ou pardos.

“Hoje, contamos com cerca de 50 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho diverso, acolhedor e respeitoso, além de oferecer a igualdade de oportunidades para todos. Aumentar a inclusão e ascensão de carreira para cargos de liderança de pessoas negras em nosso quadro tem sido um de nossos principais compromissos, contribuindo com a luta antirracista no mercado de trabalho”, comenta Paulo Camargo, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados. 

Entre as ações internas relacionadas ao tema, está a realização de treinamentos aos funcionários e distribuição de uma cartilha, abordando pontos como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva, entre outros assuntos e dados, buscando trazer uma abordagem holística à diversidade étnica e equidade racial, além de uma contextualização dentro do cenário brasileiro e do mercado de trabalho.

A rede também busca transmitir essa mensagem para seu público externo, como em uma campanha promovida em 2020 para celebrar as diferenças raciais, que contou com um filme publicitário mostrando crianças de diferentes etnias brincando juntas, mostrando como a maneira inclusiva que elas se relacionam pode ser uma inspiração para todos. Na ocasião, foi distribuído um kit de giz de cera Caras & Cores, da Faber Castell, que traz uma paleta representando diferentes tons de pele, para clientes e funcionários. 

Adesão ao MOVER
No último mês, a Arcos Dorados, juntamente com outras 46 empresas e multinacionais, assinaram o MOVER, compromisso com foco em empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial. O documento é uma iniciativa inédita, que busca gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos, por meio de ações práticas, com investimento que soma R$ 15 milhões por ano, nos próximos três anos. No movimento, todas as empresas envolvidas assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente na jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças e participação ativa dos CEOs na tomada de decisão. 

Pautado por ações transversais, o movimento envolve processos, estruturas, mudança cultural e investimentos em capacitação, treinamento e geração de empregos e metas progressivas até 2030, por meio de três pilares: Liderança, Emprego e Capacitação e Conscientização. O manifesto completo e informações sobre as três frentes da iniciativa estão disponíveis no hotsite do MOVER (www.somosmover.org).

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.200 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 31/03/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com 

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: