Blog Post

O que é OKR e porquê essa ferramenta é ideal para negócios de impacto

D L • mai. 27, 2021

stabelecer metas e objetivos são tarefas fundamentais para o sucesso de uma organização. Entretanto, muitos empreendedores iniciam sua jornada sem qualquer planejamento. Construir um planejamento estratégico bem estruturado certamente fará toda a diferença para o sucesso de seu negócio, mas esse é apenas o primeiro passo.

Incorporar esse planejamento na cultura do seu empreendimento, executar as estratégias e acompanhar os resultados no dia a dia, são alguns dos principais desafios das empresas. Segundo SEBRAE, a falta de planejamento e de uma visão clara de onde se quer chegar por parte das empresas é um dos principais motivos de falência de pequenas empresas. Não seria diferente para os empreendedores dos negócios de impacto social.


O que é OKR? 


Uma ferramenta de gestão muito utilizada por diversas empresas atualmente é o OKR (Objectives and Key Results, ou seja, objetivos e resultados chave). Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, a ferramenta se tornou mais conhecida em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da organização. 

OKR é uma metodologia de gestão que pode ser utilizada por grandes e pequenas empresas. Dois principais componentes são estabelecidos pelo OKR:

  1. O objetivo é qualitativo e deve apresentar declarações claras e concisas do que a empresa deseja alcançar. Por exemplo: Aumentar o faturamento; Conquistar novos cliente; Lançar um novo produto.
  2. Os resultados-chave (KRs) são quantitativos. Geralmente são utilizados entre 2 a 5 KRs para cada objetivo. Os KRs são utilizados para demonstrar se o objetivo foi alcançado até o final de determinado período. Por exemplo: Crescimento de 10% no faturamento no trimestre; 10 novos clientes para a carteira; Lançar 2 produtos para o publico X por trimestre.

Se o planejamento estratégico define aonde você quer chegar, os OKRs são a sua bússola para saber se está no caminho certo para atingir os seus objetivos.

OKRs são constantemente medidos, definidos e reavaliados. Ele é um processo simples e um dos principais objetivos é garantir que toda a organização tenha uma meta clara na cabeça e com isso um maior engajamento.


Diferenças entre OKR e os modelos tradicionais de gestão


O modelo não sistemático e as regras inflexíveis utilizadas em muitas metodologias de gestão tradicionais são alguns dos aspectos que diferenciam o modelo tradicional do OKR. Quando criou a metodologia, Andrew S. Grove não indicou padrões detalhados e rígidos do que podia ser feito para que ela fosse executada.

Listamos abaixo seis principais diferenças entre OKR e os modelos tradicionais de gestão:

  • As metas são delimitadas para um curto espaço de tempo e são mais concretas;
  • Foco no que é importante no momento
  • Os objetivos e resultados-chaves são claros e simples;
  • Periodicamente os resultados-chaves são reportados, com isso é possível prever o final do trimestre e tentar uma recuperação para atingir a meta estabelecida;
  • O OKR facilita a transparência como forma de facilitar o alinhamento. Toda a equipe da empresa tem acesso aos OKRs;
  • As decisões no OKR são tomadas com base em dados, reforçando dessa forma a cultura data-driven dentro da organização.
  • No OKR, o resultado alcançado é medido e não o esforço para a realização das tarefas, como nas metodologias tradicionais de gestão.

Como implementar OKR


Implementar a metodologia na sua organização é simples e prático, mas é necessário seguir alguns passos para que o resultado desejado com a implementação seja de fato alcançado.

Como mencionamos anteriormente, os OKRs devem ser acompanhados de seu planejamento estratégico. Além disso, é importante definir quais são os indicadores (ou KPIs) mais relevantes para a sua empresa e mensura-los. Vamos pegar como exemplo fictício o Impacta Nordeste:

Em nosso planejamento estratégico definimos como objetivo aumentar o tráfego no portal de forma orgânica. Para aumentar o tráfego organicamente, identificamos que precisamos aumentar a produção de conteúdo. Por tanto temos:

Como indicador (KPI): Número de page views do portal. Esse índice é constantemente acompanhado.


Acompanhe abaixo algumas dicas que podem ser utilizadas na sua organização:



  • Importante definir metas claras e objetivas, tanto para os objetivos quanto para os key results. Aqui a intenção é facilitar o engajamento de todos os colaboradores da organização.
  • Para facilitar o processo e sua eficiência defina prazos menores, que fazem sentido para a sua operação (trimestral, por exemplo).
  • Os objetivos devem ser definidos em conjunto com os colaboradores. Uma parte é estabelecida pela diretoria e a outra parte pela equipe, gerando dessa forma um maior envolvimento com a equipe.
  • Acompanhamento dos resultados.
  • Transparência. Toda a organização deve ter acesso aos OKRs. Eles têm que estar visíveis.
  • Os resultados são analisados e não o esforço para alcançá-los.

Essas características fazem da OKR a metodologia ideal para empresas ágeis como startups e negócios de impacto.


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: