stabelecer metas e objetivos são tarefas fundamentais para o sucesso de uma organização. Entretanto, muitos empreendedores iniciam sua jornada sem qualquer planejamento. Construir um planejamento estratégico bem estruturado certamente fará toda a diferença para o sucesso de seu negócio, mas esse é apenas o primeiro passo.
Incorporar esse planejamento na cultura do seu empreendimento, executar as estratégias e acompanhar os resultados no dia a dia, são alguns dos principais desafios das empresas. Segundo SEBRAE, a falta de planejamento e de uma visão clara de onde se quer chegar por parte das empresas é um dos principais motivos de falência de pequenas empresas. Não seria diferente para os empreendedores dos negócios de impacto social.
Uma ferramenta de gestão muito utilizada por diversas empresas atualmente é o OKR (Objectives and Key Results, ou seja, objetivos e resultados chave). Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, a ferramenta se tornou mais conhecida em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da organização.
OKR é uma metodologia de gestão que pode ser utilizada por grandes e pequenas empresas. Dois principais componentes são estabelecidos pelo OKR:
Se o planejamento estratégico define aonde você quer chegar, os OKRs são a sua bússola para saber se está no caminho certo para atingir os seus objetivos.
OKRs são constantemente medidos, definidos e reavaliados. Ele é um processo simples e um dos principais objetivos é garantir que toda a organização tenha uma meta clara na cabeça e com isso um maior engajamento.
O modelo não sistemático e as regras inflexíveis utilizadas em muitas metodologias de gestão tradicionais são alguns dos aspectos que diferenciam o modelo tradicional do OKR. Quando criou a metodologia, Andrew S. Grove não indicou padrões detalhados e rígidos do que podia ser feito para que ela fosse executada.
Listamos abaixo seis principais diferenças entre OKR e os modelos tradicionais de gestão:
Implementar a metodologia na sua organização é simples e prático, mas é necessário seguir alguns passos para que o resultado desejado com a implementação seja de fato alcançado.
Como mencionamos anteriormente, os OKRs devem ser acompanhados de seu planejamento estratégico. Além disso, é importante definir quais são os indicadores (ou KPIs) mais relevantes para a sua empresa e mensura-los. Vamos pegar como exemplo fictício o Impacta Nordeste:
Em nosso planejamento estratégico definimos como objetivo aumentar o tráfego no portal de forma orgânica. Para aumentar o tráfego organicamente, identificamos que precisamos aumentar a produção de conteúdo. Por tanto temos:
Como indicador (KPI): Número de page views do portal. Esse índice é constantemente acompanhado.
Acompanhe abaixo algumas dicas que podem ser utilizadas na sua organização:
Essas características fazem da OKR a metodologia ideal para empresas ágeis como startups e negócios de impacto.