Blog Post

O turismo como ferramenta de valorização cultural e impacto social

D L • dez. 29, 2020

Alagoas Cultural proporciona vivências e conexões de pessoas com a comunidade local e elementos significativos do patrimônio histórico e cultural de Alagoas

Em novembro, foram divulgados os finalistas regionais do Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste, chamada que teve o objetivo de promover a economia criativa da região e premiar empresas constituídas em quatro áreas: consumo, cultura, mídias e tecnologia.

Foram mais de 515 empresas mapeadas no processo, que levou em conta negócios baseados em capital intelectual e cultural e na criatividade que gere valor econômico. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae em parceria com o Impacta Nordeste e busca e seleção da Pipe.Social. 

A operadora de turismo Alagoas Cultural foi escolhida a finalista da categoria cultura e conquistou a premiação pelo diferencial na promoção do patrimônio material e imaterial e o fortalecimento da identidade cultural de Alagoas, de seu povo e suas tradições. 

Criada pelas sócias-fundadoras Érica Rocha dos Santos e Jéssica Conceição, a Alagoas Cultural realiza atividades turísticas de forma criativa e sustentável. “A ideia é propiciar vivências e conexão de pessoas com o conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural do nosso estado, valorizando os bens materiais e imateriais da cultura alagoana”, explicam. Conversamos com as empreendedoras para saber mais sobre a empresa e como o turismo pode promover a cultural local e proporcionar impacto social. Confira!

Alagoas Cultural
Foi durante uma exposição fotográfica no Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA, localizado no Jaraguá, bairro histórico de Maceió (AL), que Érica Rocha, então estagiaria do museu, conheceu Jéssica Conceição, estudante de turismo. Na ocasião, Érica compartilhou com sua futura sócia os feedbacks que recebia diariamente dos turistas que visitavam o museu, e como alguns reclamavam da falta de divulgação dos atrativos turísticos culturais da cidade. “Percebi nesse momento que existia uma demanda que não estava sendo atendida”. Com isso em mente e com o desejo de contribuir com o fortalecimento da cultura alagoana que, em 2019, surgiu a Alagoas Cultural.

Segundo Érica, a maioria das agências e operadoras de turismo que operam em Alagoas têm o foco no turismo mais tradicional. O serviço prestado pela Alagoas Cultural apresenta diversos diferenciais que trazem ao turista um envolvimento maior com a essência do povo e da cultura alagoana. “Somos uma operadora de turismo especializada em turismo cultural. Nossos roteiros são realizados de forma criativa, proporcionando aos visitantes experiências mais imersivas e inclusivas”, explica a empreendedora.

O processo de desenvolvimento das experiências envolve vários elementos. “Adotamos medidas e atitudes sustentáveis com base nos quatro pilares do turismo sustentável, como social, econômico, ambiental e cultural. (As experiências) são desenhadas com base em metodologias participativas, que envolvem a consulta e a colaboração de atores culturais da comunidade local”, destaca Érica.

Turismo Cultural
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo cultural no mundo representava cerca de 37% do total do setor em 2004 e apresentava um constante crescimento entre os turistas. Os adeptos do turismo cultural apresentam características como: um alto perfil cultural, fazem parte de várias faixas etárias, estão interessados em aspectos locais e preocupados com o meio ambiente, apreciam as diferenças culturais entre países, viajam de forma frequente e valorizam a qualidade e comodidade e desejam conhecer a população local e seus costumes.

“O perfil desse novo turista pretende entrar em contato de forma mais orgânica e autêntica com os lugares que visita. Dessa forma, através do turismo cultural criativo, a Alagoas Cultural proporciona essa conexão, oferecendo uma experiência turística rica para os visitantes ao tempo que valoriza, promove e fortalece a identidade cultural de Alagoas”, explica Erica. 

“Todo território é carregado de cultura, e quando falamos em cultura não estamos nos referindo apenas às manifestações culturais como os folguedos, mas todo um conjunto de elementos tangíveis e intangíveis, que vão desde monumentos arquitetônico, passando por lugares simbólicos e sagrados, até costumes típicos de um povo”

Para o Ministério do Turismo a definição para turismo cultural está relacionada a atividades de viagem que englobam a vivência do conjunto de elementos históricos, culturais e sociais, para valorização dos bens materiais e imateriais de uma dada localidade. A modalidade também engloba eventos artísticos, culturais, educativos, informativos e acadêmicos. 

Nesse contexto, a Alagoas Cultural entrega ao turista tudo que está previsto nesta descrição de turismo cultural. “Todo território é carregado de cultura, e quando falamos em cultura não estamos nos referindo apenas às manifestações culturais como os folguedos, mas todo um conjunto de elementos tangíveis e intangíveis, que vão desde monumentos arquitetônico, passando por lugares simbólicos e sagrados, até costumes típicos de um povo. Entendemos que toda essa riqueza tem potencial turístico e criativo”, exemplifica.

Os desafios de empreender
Os maiores desafios para a operadora de turismo cultural foram e ainda são a falta de recursos para investir e a pouca experiência em gestão das duas sócias. “No início foi difícil estruturar o nosso modelo de negócio, pois não tínhamos a mínima noção do que era empreender. Aos poucos, fomos compreendendo como se dá a estruturação e a dinâmica de um empreendimento. Durante esse processo, contamos com o apoio do projeto Redes Criativas do Sebrae Alagoas e das oportunidades que surgiram a partir dele, como participação em eventos de economia criativa, cursos, programas de consultorias, palestras e oficinas”, lembra. 

Com a estruturação da operadora também foi possível construir uma empresa que preza por gerar impacto social positivo nas localidades onde atua. Desde o início, a Alagoas Cultural é engajada com a Agenda 2030 em prol do desenvolvimento sustentável. “Dessa forma contribuímos com a geração de renda, realizamos um turismo acessível e justo tanto para turistas quanto para moradores locais, contribuímos para uma cidade mais plural e menos racista. Essa é uma de nossas metas, pois acreditamos que o turismo quando realizado com responsabilidade e sustentabilidade é ferramenta potente para a geração de tais impactos”, pondera. 

O futuro
Como planos para o futuro, Érica aponta a vontade de crescer, de ampliar a presença digital e qualificar a comunicação, aumentando a oferta de serviços e produtos e a ampliação da rede colaborativa. “Queremos nos tornar a maior autoridade em turismo cultural, criativo e sustentável em Alagoas”, anseia.

Por fim, a fundadora da Alagoas Cultural, fala da importância de fomentar a economia criativa e a força que tem a região Nordeste. “Nós temos grande vocação e potencial para criar relações entre inovação, cultura, sustentabilidade e criatividade. O Nordeste é uma região que possui uma cultura diversa e autêntica, um povo criativo e resiliente, aspectos que consideramos essenciais para inovar processos e novas possibilidades de trabalho e distribuição de renda em nossa região. Acreditamos que a Economia Criativa é fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do Nordeste, para a valorização e preservação do patrimônio cultural da região e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e da identidade cultural do povo nordestino”, finaliza.
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: