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“Para construir uma nova economia mais inclusiva e sustentável, é necessário influenciar mudanças nas regras do jogo”

D L • abr. 13, 2022

O Sistema B busca redefinir o sentido de sucesso empresarial para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. O Brasil é, atualmente, o país com o maior número de Empresas B na América Latina. Conversamos com Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil, sobre as estratégias do movimento para construir uma nova economia e sua expansão no Nordeste

Uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta, assim se define o Movimento Global de Empresas B.


O movimento, que atualmente possui 4.834 empresas vinculadas pelo mundo, 844 na América Latina e no Brasil são 233, foi criado, em 2006, nos Estados Unidos e no Canadá, a partir de uma organização sem fins lucrativos, chamada B Lab, tendo como principal objetivo redefinir o sentido de sucesso empresarial para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.


No Brasil, o movimento é chamado de Sistema B Brasil, uma organização parceira do B Lab, desde 2012, que é responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B no país e na América Latina.


As Empresas B recebem uma Certificação como Empresa B, que além de reconhecer as qualidades de um produto ou serviço, acompanha e mede fatores como o desempenho econômico do negócio, levando em consideração, a atuação social e ambiental que a empresa gera no curso da sua operação. 


Para participar do movimento e se tornar um negócio que tem como objetivo equilibrar lucro e propósito, a empresa precisa ser: uma entidade com fins lucrativos; possuir mais de 12 meses de operação; operar em mercados competitivos e devem adicionar as Cláusulas B ao contrato social, que asseguram o compromisso do negócio de atuar protegendo e estabelecendo responsabilidades sobre questões sociais e ambientais atreladas à sua operação.


Conversamos com Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil, que nos falou sobre a expansão do Sistema B no Brasil, seus valores e como as empresas brasileiras podem entrar para o movimento ou adequar sua atuação para implementar melhorias contínuas e a gerar impactos sociais e ambientais positivos.


Impacta Nordeste – De acordo com o site do Sistema B, a organização busca “redefinir o sucesso nos negócios”. O que seria um negócio de sucesso na visão do sistema B?


Francine Lemos – O Sistema B Brasil é um movimento global que pretende redefinir o conceito de sucesso nos negócios e identificar empresas que utilizem seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. Apoiamos e certificamos as empresas que criam produtos e serviços voltados para resolver problemas socioambientais.

O capitalismo como conhecemos até hoje sempre colocou o lucro antes das pessoas e do planeta. Cada vez mais, observamos que esse é um modelo que gera injustiças, desigualdades e a falta de transparência e resiliência. 

“As empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, cujo maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que gerem valor para a sociedade de maneira sustentável.”

O Sistema B acredita que as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, cujo maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que gerem valor para a sociedade de maneira sustentável. Mais do que mitigar impactos negativos, Empresas B estão preocupadas em gerar impacto positivo na economia. É preciso implementar um modelo focado em regenerar meio ambiente, contribuir com uma sociedade mais igualitária e trazer impacto positivo com as suas operações. Hoje, mais do que querer ser a melhor empresa, é preciso ser o melhor negócio para o mundo.


 IN – Quais são os requisitos para se tornar uma Empresa B? 


Para conquistar a Certificação como Empresa B, o negócio precisa passar pela Avaliação de Impacto B (BIA), composta por 200 questões que avaliam cinco pilares: governança, comunidade, meio ambiente, trabalhadores e clientes. Para submeter a empresa à avaliação, o resultado precisa ser maior ou igual a 80 pontos. 


Os negócios precisam comprovar que possuem práticas, políticas e processos consolidados para obter a certificação. Olhamos o passado e não promessas de futuro. Com isso em mente, ao analisar uma Empresa B, o mercado já reconhece que ela atende padrões altos de comprometimento com políticas ambientais e sociais, bem como governança.


IN – Quais são os benefícios do ponto de vista do empreendedor?


Em relação a benefícios, a Certificação como Empresa B ajuda a passar credibilidade aos clientes e consumidores sobre o que a empresa diz que faz. Para a empresa, se trata do compromisso de ser uma empresa melhor para o mundo.

Essas organizações são líderes das novas forças econômicas e inspiram outras empresas do mercado. Usam a força de seu negócio para a construção de uma economia mais resiliente e inclusiva. Além disso, atraem talentos profissionais, especialmente os da geração “millennials”, que cada vez mais querem trabalhar em empresas com um propósito.


IN – Como está o panorama do Sistema B no Brasil em comparação com outros países?


O Brasil é, atualmente, uma liderança importante na região em termos de tamanho – sendo o país com o maior número de Empresas B na América Latina. Além disso, o Sistema B Brasil tem uma das maiores pipelines de empresas em processo de certificação no mundo. São mais de 5.800 negócios buscando nosso reconhecimento.

Em 2021 no Brasil, 71 Empresas B entraram para nossa comunidade. Com isso, o país já conta com 206 Empresas B e 27 B pendentes, que são negócios com menos de um ano de operação e que já desejam entrar no mercado com esse diferencial.


IN – Qual é o perfil médio das Empresas B no Brasil?


Boa parte do Movimento B é formado por pequenas e médias empresas, que já nasceram com um DNA alinhado à nova economia. Mas a adesão de grandes nomes, marcas tradicionais e mais conhecidas pelo público em geral – como Natura, Movida, Danone e Hering (todas Empresas B) – vem auxiliando na consolidação do movimento e dos princípios da economia que buscamos.


IN – Temos Empresas B de diferentes perfis e portes. Qual a visão de futuro do Sistema B? Há um foco específico, por exemplo, em fazer com que grandes empresas se tornem Empresas B? Ou o foco está em novos empreendedores?


O Sistema B entende que para construir uma nova economia mais inclusiva e sustentável, na velocidade e urgência que precisamos, é necessário influenciar mudanças nas regras do jogo. Por conta disso, tem como um de seus objetivos criar pontes com o mainstream.

“Para construir uma nova economia mais inclusiva e sustentável (…) é necessário influenciar mudanças nas regras do jogo. Por conta disso, [o Sistema B] tem como um de seus objetivos criar pontes com o mainstream.”

Trabalhamos para a criação de um novo modelo econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Para isso, o Sistema B Brasil pretende intensificar o trabalho de advocacy que já faz e ir além. 

Mais do que certificar empresas, a organização pretende fomentar discussões de temas que são importantes para atingir o seu objetivo de implementar um novo modelo econômico, em que a maioria das empresas se preocupam também com o impacto positivo que causam na sociedade.


IN – Em um mundo ideal, todas as empresas deveriam seguir as diretrizes de governança das Empresas B. Há conversas ou tratativas (no Brasil ou em outro país) para que Empresas B possam ser legalmente reconhecidas e/ou receber algum tipo de benefício fiscal?


A criação de leis ou programas de incentivos governamentais está entre os assuntos que o Sistema B Brasil pretende articular a partir deste ano. A intenção é criar uma infraestrutura normativa e institucional mais robusta para que outras políticas e regulações sejam organizadas, buscando a aceleração da transição para um sistema econômico de triplo impacto positivo.


IN – Entrando em aspectos regionais, como está a atuação do Sistema B no Nordeste? Há planos de expansão e/ou fortalecimento da rede na região?


Hoje temos 10 Empresas B na região Nordeste, que representam 5% da nossa rede total. A mais recente é a Viana & Moura (Pernambuco). 

A expansão do Movimento B é direcionada a ações que fortaleçam a nossa presença nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. No ano passado, na curadoria dos participantes do Programa de Multiplicadores B, priorizamos a participação de pessoas dessas regiões. Os nordestinos representam 12% e dessas três regiões juntas: 35%.


Hoje, temos multiplicadores em quatro novos estados (AL, AM, MA e PA e 3 especialistas no Nordeste localizados no Ceará, Pernambuco e na Bahia).

IN – Como os(as) empresários(as) da região podem se engajar no movimento?



Os empresários que queiram se aproximar do Sistema B não precisam, necessariamente, se certificar. Um bom passo para se aproximar do movimento e seus valores é passar a olhar suas ações e saber se está no caminho certo. 

Para isso, nós temos uma ferramenta gratuita e confidencial, disponível online para todos que desejam saber como estão suas ações. É a BIA (B Impact Assessment), que mede o impacto socioambiental da empresa em diversas áreas e pode ajudar num retrato e apontamento para caminhos e estratégias. 

Além disso, olhar para fornecedores e escolher Empresas B para trabalhar, participar dos nossos movimentos como o Seja Antirracista, também são caminhos e maneiras importantes de apoiar o movimento.


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/para-construir-uma-nova-economia-mais-inclusiva-e-sustentavel-e-necessario-influenciar-mudancas-nas-regras-do-jogo/


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Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
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Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
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