Blog Post

ProlEduca ajuda estudantes a conseguirem bolsas de estudo em escolas particulares

D L • mar. 19, 2021

Startup de impacto social de Pernambuco ajuda famílias que sonham em matricular seus filhos nas melhores escolas, conectando vagas que não foram preenchidas em instituições de ensino privadas à famílias que não tem condições de pagar as mensalidades integrais. (foto: Rafael Acioli)

Nascido na Favela da Mustardinha, em Recife/ PE, Pettrus Nascimento, 34 anos, foi um estudante que teve uma parte da sua formação feita em escola pública e a oportunidade de estudar em uma instituição privada por meio de bolsa de estudos. 

Hoje é sócio-fundador e COO da startup ProlEduca, que promove a inclusão social de alunos por meio do acesso a bolsas de estudos em instituições de ensino particulares.

Sua entrada no mundo das edtechs – startups que unem educação e tecnologia – se deu há seis anos, em parceria com uma prima e um amigo dela, Manuella Nascimento e Petrus Vieira, que se uniram para criar a ProlEduca. A startup já beneficiou mais de 6 mil famílias e atua em seis estados brasileiros: Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais e Santa Catarina.

A ProlEduca possui parceria com mais de 400 instituições privadas de ensino: de educação básica, cursos técnicos, de idiomas, profissionalizantes, de matérias isoladas, pré-vestibulares, cursos preparatórios, faculdades de graduação e pós-graduação.

Graduado em logística pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing – IBGM, Pettrus atuou por 9 anos em empresas privadas na sua área de formação, mas enxergou na criação da ProlEduca uma oportunidade.

A seguir Pettrus fala da sua trajetória e da atuação da ProlEduca na inclusão social por meio da educação.

Como surgiu a ProlEduca? E como se deu a sua saída da área de logística para empreender?
Oportunidade. Vi no ProlEduca o que não vi na empresa em que estava. Tenho um propósito e resolvi largar tudo pra seguir. Estou muito satisfeito hoje em ser um empreendedor social. Nós somos cases vivos como alunos bolsistas, vimos uma oportunidade no mercado e que poderíamos transformar vidas de pessoas por meio da educação. Daí surgiu a ProlEduca.

Conte um pouquinho da sua história?
Eu nasci e cresci na favela, na periferia. A comunidade é a minha essência. Fui criado pela minha avó Severina (Cici), ela é tudo pra mim. Nossa vida sempre foi de muita luta, batalha, como é a vida de quem mora na favela. Não tive muito contato com minha mãe, que hoje está desempregada. Hoje trabalho para dar um teto a ela e uma melhor qualidade de vida. Com doze anos perdi um irmão assassinado, da mesma forma que meu pai, com quem também não tive muito contato. 

Fui aluno de escola pública até o fundamental I. A partir do fundamental II, por meio de uma bolsa de estudos, tive a oportunidade de estudar na melhor escola do bairro. Após me formar no ensino médio, me formei em técnico e tecnólogo em logística e armazenamento. 

Tenho dois filhos. Pedro Miguel, de 15 anos, que mora comigo e Eva, nossa cadela. E tenho uma menina também, a Duanna, de 11 anos, que mora com a mãe.

Qual o principal objetivo da ProlEduca?
Valorizar a educação ainda é a melhor maneira de incentivar as pessoas a tornarem o mundo um lugar melhor e dar oportunidade a estudantes que não tem condições de pagar as mensalidades de instituições de ensino privadas. Nosso maior objetivo é prover acesso a uma educação de qualidade para 48 mil alunos até 2025 em todo território brasileiro e seguimos nessa meta, ampliando nossa atuação a cada ano.

Qual o foco de atendimento da empresa?
Ajudamos famílias que sonham em matricular seus filhos nas melhores escolas privadas, mas que não tem condições de pagar as mensalidades integrais. Temos uma parceria com mais de trezentas instituições e 80% delas são de ensino básico, um investimento na educação inicial que é o primordial para formação de um cidadão.

Como é o sistema de bolsas para os alunos?
O aluno faz uma inscrição, que é gratuita, pelo nosso site (www.proleduca.com.br), por telefone ou pessoalmente na sede do projeto, que está instalada em Recife (PE). Após a análise de todas as informações solicitadas em nossa etapa de cadastro inicial, envio dos documentos pelo candidato e avaliação desses dados, se identificarmos que a situação financeira e social da família é compatível com a mensalidade escolar, faremos o encaminhamento do candidato para a instituição e ele poderá receber um benefício de até 100% de desconto no valor das mensalidades. Sempre tendo como maior objetivo ajudar famílias que sonham em matricular seus filhos nas melhores escolas privadas e não tem condições de pagar as mensalidades integrais. 

Como é a parceria com as instituições?
Nosso modelo se baseia em oferecer vagas que não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas na nossa plataforma por um valor mais acessível. Nossa proposta junto à escola é a de converter uma receita zero em até 70% de receita. 

E seus sócios, quem são?
Somos uma Família! Manu (Manuella Nascimento), que é minha prima, e Petrus Vieira cresceram juntos no mesmo bloco no bairro Conjunto Muribeca – Jaboatão dos Guararapes- PE. Eu sou padrinho do filho de Petrus Vieira e ele é padrinho do meu filho.

A Manu por toda vida estudou em escola particular, seus pais sempre investiram em educação. Hoje ela é mestra em Ciências Biológicas e professora atuando por algumas vezes em sala de aula. E o Petrus Vieira (Tio Petrus) que é filho de professora e seguiu os caminhos da mãe como professor de Educação Física. Petrus atuou em sala de aula por 10 anos e também tem uma história como bolsista na melhor escola do bairro por sua mãe ser professora da instituição.

A ProlEduca é uma edtech e tem participado de diversos programas incentivadores de startups. Nos conte um pouco como tem sido essa experiência.
A ProlEduca é um edtech – startup que une educação e tecnologia -, um mercado que vem inovando na área da educação e crescendo 17% ao ano, chegando em 2020 a um investimento global de US$ 252 bilhões. Nesse universo, participamos de diversos programas que nos ajudaram entender melhor o mercado e nosso impacto. Participamos dos programas Inovativa Brasil em 2017, Acelera Startup – FIESP 2018, Artemisia LAB – Educação e Empregabilidade 2018, Inovativa de Impacto 2020, Primeira turma Residentes na Estação Hack from Facebook & Artemísia, Programa BID ao Cubo 2020, Impulso Startup, Instituto Legado 2021. Também fomos incubados no Porto Social e na FOZ – Centro de Inovação. 
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: