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Quilombolas de São Lourenço imprimem sua história e tradição em peças de artesanato

D L • set. 21, 2021

Marisqueiras do Quilombo de São Lourenço (PE) produzem artesanato que carrega história e cultura local nos seus produtos. Essa matéria faz parte da série especial Da ponte pra cá – Conexão Periférica SP/Nordeste, que vai mostrar o potencial de inovação e resiliência de empreendedoras e empreendedores da periferia no Nordeste.

As mulheres que fazem parte do Quilombo de São Lourenço, comunidade localizada no município de Goiana (PE), são marisqueiras e também artesãs e conseguem imprimir no artesanato produzido por elas a contemporaneidade das cores e formas unidas a força e representatividade da identidade e cultura local, rica em história e tradição. As peças produzidas por elas, principalmente acessórios de moda, como colares e brincos, utilizam materiais abundantes em sua comunidade, como conchas e rede de pesca. 


A maior fonte de renda da comunidade é a pesca artesanal, atividade que vem passando de geração para geração. Silvia Cecília, uma das fundadoras do grupo de marisqueiras que produzem o artesanato, as Quilombolas de São Lourenço, é nascida e criada no local e também pescadora. “Nossa comunidade vive à beira do rio Goiana, a pesca é uma atividade bem tradicional, tanto para homens como para as mulheres. Entretanto, a renda gerada é baixa, por isso era preciso desenvolver outra atividade que também gerasse renda”, disse. 


Foi nesse contexto que o artesanato apareceu na vida das marisqueiras da comunidade em 2009. Neste ano, foi realizada uma oficina com a participação de 20 mulheres da comunidade que contou com o apoio do Laboratório O Imaginário, do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ideia era produzir algo que fosse sustentável e produtivo para as marisqueiras. 


Um dos maiores desafios de transformar o artesanato em um negócio, segundo Cecília, foi conscientizar as artesãs em relação à divisão de renda e de lucro. “No início também tivemos muita dificuldade na área de vendas. Por muitos anos só conseguíamos vender numa feira que acontecia anualmente aqui em Pernambuco. O ano inteiro a gente se programava para vender nessa feira. Quando o evento acabava não tínhamos mais onde vender”.


Cecília conta que a produção do artesanato ainda é um complemento na renda das marisqueiras. “É uma fonte de renda importante, mas ainda não nos sustentamos dela. É difícil viver só do artesanato no Brasil. Batalhamos muito, enfrentamos muitas barreiras. Somos vencedoras por tudo que já conquistamos, mas ainda não conseguimos viver só disso”, explica. 


Redescobrindo o passado para projetar o futuro


Os Quilombolas são os remanescentes e descendentes de comunidades formadas por escravos fugitivos, os quilombos. A comunidade de São Lourenço foi reconhecida como quilombo em 2005 com registro junto à Fundação Cultural Palmares. O local conta hoje com cerca de 300 famílias, no distrito de Tejucupapo, município de Goiana (PE), entre a Zona da Mata e o litoral, a cerca de 66 km de Recife.


Cecília conta que antes disso a comunidade não fazia ideia de que eram remanescentes de quilombolas. “Depois de 2005 foi que tivemos consciência sobre costumes e tradições, antes despercebidos, como comidas típicas e danças que a gente não sabia a origem”. 


Com uma comunidade tão rica na sua história e tradição, as peças produzidas pelas marisqueiras buscam imprimir a identidade local, mas Cecília diz que tudo só aconteceu depois de muito estudo e pesquisa de fora para dentro da comunidade, sempre com o apoio do professor da UFPE, o designer de produtos Ticiano Arraes. 


“Saímos da comunidade, fomos estudar e buscar inspirações para tentar trazer as peças para a nossa realidade. Já trabalhávamos com as conchas e de repente surgiu a ideia de fazer o ponto de rede. O ponto de rede sempre foi realizado pelos homens do quilombo e começamos a observar que ele poderia ser utilizado também na produção das nossas peças. Começamos a estudar e conseguimos fazer algumas redes com linhas diferentes, mas com a mesma trama da rede”. 


Quer conhecer e se conectar com essa e outras iniciativas inspiradoras no Nordeste? Nos dias 30 de setembro a 02 de outubro, a ANIP vai promover o Festival de Negócios de Impacto da Periferia edição Norte e Nordeste. O evento gratuito e online, contará com a presença de empreendedoras e empreendedores de destaque que estão na correria trabalhando e fazendo acontecer nas quebradas, periferias, favelas, comunidades, vielas, becos, aglomerados, mocambos, quilombos, aldeias e reservas do Norte e Nordeste do Brasil. As mulheres marisqueiras do Quilombo de São Lourenço estarão lá, e você?! Para participar basta se inscrever no site: https://conteudo.articuladoranip.com/fnip-nortenordeste


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/quilombolas-de-sao-lourenco-imprimem-sua-historia-e-tradicao-em-pecas-de-artesanato/


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Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
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Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
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