Blog Post

Rede Cenafro impulsiona afronegócios em Alagoas

D L • set. 02, 2021

Atuando desde 2016 como um hub de criatividade preta, a Rede Cenafro tem a missão de estimular afroempreendedores a desenvolverem seu potencial inventivo e de geração de impacto social

O filho de dona Maria das Dores e de seu Nelson da Silva, nasceu em Arapiraca (AL), cidade distante cerca de 128 km da capital, Maceió. Jonathan da Silva foi aluno da primeira turma do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas e desde muito cedo sempre teve uma visão humanista e de que iria fazer algo importante em sua vida. “No decorrer da minha vida fui me envolvendo em projetos voltados para a liderança jovem e percebi que a minha verdadeira vocação era despertar no outro aquilo que ele possui de melhor”, disse.


Pela trajetória do Jonathan, percebemos que ele não estava totalmente errado na sua visão que tinha de futuro. Além de administrador, cofundador da Rede Cenafro em Alagoas, CEO da Formmer Afro Consultoria, consultor em Afrofuturismo, Afroempreendedorismo e Gestão de Afronegócios. Ele também faz parte da Coordenação Conjunta da Câmara Empresarial do Afroempreendedor da Fecomércio/AL e, atualmente, é como conselheiro da Escola de Negócios da Reafro e mentor do Programa MentPreta (Reafro e Amil). Jonathan é ganhador dos prêmios da Fundação Tide Setubal para apoio ao desenvolvimento de lideranças pretas (2020) e o de Pretos Empreendedores da Central Única das Favelas – CUFA (2020-2021). 


A sua luta pela valorização do afroempreendedorismo teve início em 2016 quando fundou a Rede Cenafro em parceria com outro ex-sócio. “Na época percebemos que mesmo com a divulgação dos estudos que indicavam que a maioria dos microempreendedores eram pretos, percebemos que esta temática não tinha espaço em nosso estado”, lembra. Outro ponto levantado por ele foi enxergar a falta de representatividade na economia criativa. Ele e o ex-sócio começaram a se inspirar em outras iniciativas que já aconteciam pelo país, como a Feira Preta em São Paulo e resolveram fundar em seu estado uma rede local de afroempreendedores que potencializasse e desse visibilidade a esse grupo. 


“Foi assim que em 2017, acrescentamos o nome rede à palavra Cenafro e partimos para desenvolver uma proposta de uma economia criativa preta/afrocentrada baseada na valorização da cultura diaspórica, na ancestralidade e na visão afrofuturista”, afirma.


Rede Cenafro


Atuando desde 2016 com pioneirismo no estado de Alagoas nas questões referentes ao afroempreendedorismo criativo, a Rede Cenafro se define como um Hub de Criatividade Preta com a missão de estimular empreendedores pretos a desenvolverem seu potencial inventivo e de geração de impacto social. A rede funciona como uma vitrine de afronegócios que levam em consideração todo o legado da cultura diaspórica, além de desenvolver uma visão afrofuturista, na qual enxerga a construção de futuros possíveis a partir de uma perspectiva afrocentrada.


Com quase 5 anos de funcionamento, a Rede Cenafro desenvolveu capacitações, workshops e oficinas voltadas para o fortalecimento de afroempreendedores criativos, além de contribuir em parceria para projetos a nível nacional como o Afrolab em 2018.


A Rede realizou cinco edições do Festival Afrocriativo, que visa apresentar um panorama das produções pretas na economia criativa, além de promover intercâmbio de conhecimento e saberes entres artistas, produtores culturais, agentes culturais, comunidades tradicionais, órgãos de apoio e fomento à cultura e público geral, sempre valorizando a identidade preta e ancestral em suas ações.


Além disso, foram realizadas 3 edições da Feira Afrocriativa que tem o objetivo de mostrar o potencial do mercado afro, através da gastronomia, artesanato, moda, arte preta, música e os mais variados produtos e serviços da cultura afro-brasileira. 


Afroempreendedorismo


Algumas características são necessárias para um negócio ser considerado um afronegócio. São elas: valorização da cultura diaspórica e afro-indígena; um olhar para a ancestralidade; o negócio precisa ter uma visão afrofuturista, pois ele acredita que o afrofuturismo é a inovação do povo preto; afeto nas realizações que é uma percepção trazida pelo mulherismo africano; protagonismo de pessoas pretas; e o ponto mais atual que ele acrescentou na sua visão de afronegócio foi o olhar para a diversidade e a inclusão.


“Além disso, torna-se necessário criar modelos de afronegócios que gerem impacto social e que tenham o seu propósito bem definido, por isso criei uma metodologia cuja visão se baseia nesses princípios”, acrescenta.


Jonathan também é CEO da Formmer Afro Consultoria, uma iniciativa que visa oferecer consultorias e mentorias afrocentradas para afroemepreendedores, além de buscar reunir diferentes iniciativas de promoção de conhecimento e apoio ao afroempreendedorismo, com atividades de autoconhecimento, ciclos de imersão criativa, aprendizagem, capacitações, consultorias especializadas na área da gestão, inovação e criatividade, workshops e realização de diversas iniciativas que promovem a inventividade e o networking, sem esquecer os aspectos técnicos fundamentais para criar e gerenciar um afronegócio.


Atualmente Formmer Afro Consultoria está sendo incubada na Motirô, plataforma para capacitar empreendedores de impacto desenvolvida pelo Impacta Nordeste e a Verda. Sobre essa experiência ele afirma que a incubação tem permitido criar novas conexões, além do acesso a informações que podem melhorar na condução do seu afronegócio. “As capacitações realizadas na Motirô tem trazido profissionais com experiência e que nos fazem pensar que é possível ter um modelo de negócio que possa gerar impacto social sem abrir mão da nossa regionalidade, mas desenvolvendo um pensamento e visão global”, afirma.


A Formmer Afro é um modelo de negócio afrocentrado que visa oferecer um serviço pioneiro de consultoria/mentoria para afroempreendedores, baseando-se nos pilares: da ancestralidade – conexão com o eu; pertencimento – sociedade e propósito; enraizamento – ideação e criatividade; afrofuturismo – inovação prototipagem; aquilombamento – rumo aos novos caminhos (comercialização).


Sobre seus planos futuros, Jonathan afirma que eles já estão acontecendo. A Rede Cenafro passa por um processo de reposicionamento de imagem e recentemente lançaram o site. Além disso, vão realizar mais uma edição do Festival Afrocriativo e capacitações voltadas para afroempreendedores ligados às áreas da economia criativa. Também estão desenvolvendo um projeto voltado para o fortalecimento dos terreiros de matriz africana denominada “Diálogos Afroempreendedores no Terreiro”, pois acreditam que estes possuem grande potencial para geração de impacto social em seus territórios de atuação. “Em um futuro próximo pretendemos ser um Hub de Criatividade Preta referência no Nordeste e que atue com inovação e impacto social”, finalizou.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/rede-cenafro-impulsiona-afronegocios-em-alagoas/


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: