Blog Post

Autonomia financeira ajuda 48% das vítimas de violência doméstica a sair de relacionamento abusivo, aponta pesquisa

D L • nov. 25, 2021

Estudo anual realizado pelo IRME em parceria com o Instituto Locomotiva aponta que 34% das mulheres ouvidas sofreram algum tipo de agressão em relações conjugais. Ao empreender, 48% delas conseguiram sair desses relacionamentos abusivos

No dia 25 de novembro é celebrado mundialmente o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com o objetivo de denunciar as múltiplas formas de violências contra as mulheres, exigir a criação e implementação de políticas públicas, além de mobilizar a pauta entre governo e sociedade, para a erradicação destes números em todo o mundo.


A violência contra a mulher, infelizmente, ainda é uma realidade cruel no nosso país, como comprova os dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada em junho de 2021, que apontou que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos haviam sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid.


Leia também: Empreendedorismo feminino no Nordeste: da necessidade ao sonho


Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. A porcentagem representa estabilidade em relação à última pesquisa, de 2019, quando 27,4% afirmaram ter sofrido alguma agressão. Desse total, 25% apontaram a perda de renda e emprego como os fatores que mais influenciaram na violência que vivenciaram em meio à pandemia de Covid-19.


Ainda segundo o FBSP, em meio ao isolamento social, o Brasil contabilizou 1.350 casos de feminicídio em 2020 – um a cada seis horas e meia. O número é 0,7% maior comparado ao total de 2019. Ao mesmo tempo, o registro em delegacias de outros crimes contra as mulheres caiu no período, embora haja sinais de que a violência doméstica, na verdade, pode ter aumentado.


Independência financeira X Relacionamentos abusivos


O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) realizou a 6ª edição de uma pesquisa anual, estudo exclusivo e de referência no Brasil, que aborda temas do universo empreendedor feminino e traz ainda perspectivas sobre o perfil dessas mulheres e a relação com seus negócios.


A pesquisa revelou que 34% das mulheres ouvidas sofreram algum tipo de agressão em relações conjugais e apontou que, ao empreender, 48% delas conseguiram sair desses relacionamentos abusivos e até violentos. 


De acordo com Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede e do Instituto Rede Mulher Empreendedora, o estudo confirma o sentimento evidente das mulheres que empreendem. “De forma geral, as mulheres se sentem mais independentes, confiantes e seguras quando têm uma geração de renda própria, permitindo que ela mude sua condição dentro de relacionamentos abusivos”, afirma.


Leia a entrevista exclusiva da Ana Fontes para o Impacta Nordeste: “Entendi que minha jornada não era só minha e que a gente podia se desenvolver e se fortalecer juntas”


Os números comprovam que a independência financeira auxilia muitas mulheres a se libertar de relações tóxicas e que o empreendedorismo feminino vai muito além da geração de renda. A pesquisa também revelou que 81% das mulheres consultadas concordam que empreendedoras têm mais autonomia na vida, e por isso são mais independentes em suas relações conjugais e 72% avaliam que são totalmente ou parcialmente independentes financeiramente.


As principais dificuldades citadas pelas empreendedoras são: a venda dos produtos e serviços; e o acesso a recursos financeiros e crédito. “Mesmo com autonomia e independência financeira, as mulheres ainda têm dificuldade em conseguir acesso a crédito. 47% das empreendedoras que participaram da pesquisa e que solicitaram crédito tiveram seus pedidos negados. Essa conta não fecha, não é mesmo?”, explica Ana.


Ciente dessa realidade, o Instituto Rede Mulher Empreendedora lançou o programa “Ela Segura”. A iniciativa vai ajudar 50 mil mulheres em todo Brasil que estejam passando por situações de fragilidade social como a violência doméstica.


O programa oferece capacitações pessoais e técnicas para auxiliar as mulheres a desenvolver atuais ou novos negócios por meio de conhecimentos como: administração financeira, comunicação pessoal e nos negócios, fundamentos de empreendedorismo, empregabilidade, marketing, desenvolvimento comportamental, autoconfiança, comunicação pessoal, entre outros temas. Se no meio do processo você entender que empreender não é o melhor caminho para você, os conteúdos também vão lhe ajudar a se reposicionar no mercado de trabalho ou conquistar outras formas de atividade remunerada.


Leia também: De empreendedora para empreendedora: o que você precisa saber antes de começar o seu negócio?


O programa também oferecerá para mais de 2.500 mulheres selecionadas um auxílio alimentação no valor mensal de R$ 110 durante seis meses. Além disso, 160 negócios receberão um aporte financeiro de R$ 3 mil e acompanhamento técnico para o desenvolvimento desses negócios.


Todo o conteúdo será ministrado em formato digital, inclusive por whatsapp, para quem tiver dificuldade em acessar um computador. Se você é ou conhece uma mulher que quer empreender ou está buscando se inserir no mercado de trabalho, não fique de fora! As inscrições podem ser feitas no site https://elasegura.com.br/.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/autonomia-financeira-ajuda-48-das-vitimas-de-violencia-domestica-a-sair-de-relacionamento-abusivo-aponta-pesquisa/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: