Blog Post

Coletivo de artesãos da Bahia promove inclusão produtiva e eleva a autoestima de mulheres e jovens do campo

D L • abr. 28, 2022

Grupo Raízes nasceu em 2018 na comunidade do Riachão de Areia, localizada à 27 km da sede do município de Taperoá (BA). Em 2021, o negócio de impacto gerou uma receita de 28 mil reais para a comunidade, beneficiando diretamente 11 famílias

Transformar a realidade local através do resgate e valorização de saberes tradicionais, empoderamento e autonomia financeira das mulheres do campo, respeito e cuidado com o meio ambiente, utilização de recursos naturais disponíveis na região e produção e comercialização de produtos artesanais sustentáveis. Esse é o propósito do Grupo Raízes, um coletivo de artesãos que produz peças inspiradas na natureza, com resgate de saberes tradicionais e impacto social.


O Grupo Raízes nasceu em 2018, de forma natural e sem muito planejamento, através da empreendedora social, Isabelly Assunção, baiana e nascida na roça, como ela mesma se define. “Me mudei para a cidade aos 10 anos para dar continuidade aos estudos. Aos 19 anos ingressei no universo empresarial – embora trabalhasse desde os 14, e atuei durante oito anos na área de comunicação interna e gestão de pessoas. Eis que em 2016 fui desligada de forma inesperada, em meio a uma crise empresarial. Essa mudança repentina foi um choque no primeiro momento, pois eu estava na melhor fase da minha carreira profissional, mas também permitiu que eu ingressasse em um processo de autoconhecimento que me trouxe até a comunidade do Riachão de Areia, localizada à 27 km da sede do município de Taperoá (BA)”, disse. 


O Grupo Raízes nasceu em 2018 através da empreendedora social Isabelly Assunção (Segunda da direita para esquerda). Foto: Arquivo Grupo Raízes

“A escolha de mudar para pertinho da natureza foi provocada pelo desejo de viver uma vida mais simples, conectar-me com minha essência e minhas raízes. Nessa época eu tinha acabado de aprender a técnica do crochê e o fazer manual foi um aliado durante toda essa transição de vida”.


Ela conta que durante esse período seguiu interagindo com a comunidade e conheceu uma realidade muito diferente da que ela conhecia e percebeu que por trás de todos os problemas sociais também existia uma riqueza imensa: as pessoas, suas histórias e saberes tradicionais. “Conforme fui evoluindo como artesã, passei a incentivar o resgate dos fazeres manuais que não eram mais praticados, tampouco valorizados pela própria comunidade, como a produção da esteira de taboa, que ressurgiu depois de quase 30 anos, fruto dessa intervenção. A intenção era contribuir com o desenvolvimento da comunidade, em especial, melhoria de vida das mulheres, mães e agricultoras, ao mesmo tempo em que compartilhava com outras pessoas, via Instagram, um pouco dessa realidade que havia me ensinado tanto”.

“Compreender e respeitar o tempo de cada processo é essencial para obter melhores resultados, além de ser imprescindível vivenciar a realidade do outro antes de desejar mudá-la”. 

Sobre os aprendizados dessa jornada empreendedora, Isabelly conta que foi perceber na prática que pequenas ações provocam grandes transformações. “Compreender e respeitar o tempo de cada processo é essencial para obter melhores resultados, além de ser imprescindível vivenciar a realidade do outro antes de desejar mudá-la”. 


Um dos maiores desafios enfrentados pelo Raízes, segundo Isabelly, foi seguir com ânimo e persistência para estimular o resgate do fazer manual na comunidade, mesmo quando os artesãos não acreditavam na própria capacidade e força de seus saberes, seguido da falta de recurso financeiro para investir em ações estratégicas e impulsionar o crescimento do negócio. Em partes, ambos continuam existindo, embora agora em outra proporção e com mais experiência para enfrentá-los. 


Em 2021, o Grupo Raízes gerou uma receita de 28 mil reais para a comunidade do Riachão de Areia, beneficiando diretamente 11 famílias. Além da geração de trabalho e renda, o Raízes tem sido uma ponte para compartilhar saberes, promover inclusão social e produtiva, além de elevar a autoestima de mulheres e jovens do campo.


Produtos que carregam histórias


Além da qualidade e detalhes únicos inspirados na natureza, as peças do Grupo Raízes se destacam pelas histórias que carregam. A valorização de quem produz e desperta memórias afetivas em quem os adquire.


Os principais produtos comercializados pelo Grupo são: mandalas de crochê emolduradas em aros de cipó, incensários de vagem de árvores, saboneteira vegetal, cestaria e esteira de taboa – sendo essa última um produto que ressurgiu depois de 30 anos e carrega a ancestralidade e história da comunidade.

.

Em 2021 a empresa foi incubada na Motirôplataforma para capacitar empreendedores de impacto desenvolvida pelo Impacta Nordeste e a Verda. Sobre a passagem pela Motirô ela diz que foi um divisor de águas para o grupo, foi o ponto de partida para o início do processo de reestruturação e evolução. “Uma das contribuições mais valiosas da incubação foi provocar o levantamento e análise dos indicadores do nosso negócio, através desses dados, internalizamos o caminho que precisávamos percorrer para construir o futuro que tanto sonhávamos”.


Após o termina da incubação Motirô, o Grupo Raízes foi selecionado para a aceleração LabNIP Norte e Nordeste, promovida pela ANIP. Essa expriência aprofundou ainda mais o desenvolvimento do negócio. Ao final do programa, o Grupo Raízes foi selecionado como um dos negócios destaque, recebendo investimento semente de R$15 mil reais.


O crescimento do Grupo Raízes não parou por ai. Recentemente o negócio de impacto foi selecionado para participar do Programa de Aceleração de Empreendedores de Favelas e Periferias do Brasil e contemplado com um investimento anjo de 120 mil reais. O programa de aceleração foi realizado pelo Investe Favela, holding de investimentos de impacto nas Favelas e Periferias de todo o Brasil.


Sobre a seleção e o investimento que a empresa está recebendo, Isabelly afirma que entender bem o negócio, suas fraquezas e potencialidades, é essencial para utilizar todos os recursos da melhor maneira possível. “Estamos nos dedicando muito aos programas de formação, escalando um degrau por vez, conforme a nossa capacidade de absorção de novos desafios”. 



Já sobre o futuro do Grupo Raízes, a empreendedora diz que atualmente os principais desafios e planos são: desenvolver novos produtos e estruturar o processo de produção através do programa de capacitação dos artesãos; firmar parceria com artesãos de outras comunidades de munícipios vizinhos – com foco na ampliação da rede de artesãos e capacidade de produção; e estruturar um canal de vendas – em breve irão abrir uma loja física em Barra Grande-Maraú, um dos principais pontos turísticos do Baixo Sul da Bahia.


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/coletivo-de-artesaos-da-bahia-promove-inclusao-produtiva-e-eleva-a-autoestima-de-mulheres-e-jovens-do-campo/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: