Blog Post

Estudo apresenta métodos para calcular o retorno em investimentos de impacto

D L • mai. 02, 2022

Documento elaborado pela Insper Metrics em parceria com a GK Ventures traz várias técnicas para mensurar os impactos e retornos econômicos, sociais e ambientais de projetos

É possível monetizar o impacto social e comparar o retorno social de um projeto em relação a outro? Essa é uma das grandes questões para investidores sociais, que buscam a efetividade de seus investimentos aliadas ao duplo propósito de produzir resultado econômico e, ao mesmo tempo, resolver problemas socioambientais.


Guia de Monetização de Impacto Social, desenvolvido pelo Insper Metricis, centro de pesquisa focado em estudos para investimentos em projetos de alto impacto socioambiental do Insper, em parceria com a GK Ventures, gestora de investimentos que impulsiona projetos e negócios capazes de promover impacto e fazer a diferença na sociedade, pretende responder a essa pergunta apresentando as principais técnicas disponíveis para medir o retorno dos investimentos sociais.


O documento, que foi elaborado por Sérgio G. Lazzarini, José Geraldo Setter Filho, Jorge Norio Rezende Ikawa e Octavio Augusto Darcie de Barros, integrantes da equipe do Insper Metricis, explica que usualmente o retorno econômico de um projeto depende de quão bem gerenciados e alocados são os recursos. Mas no caso do desempenho dos investimentos sociais deve ser levado em conta também a criação de ganhos de bem-estar, ou seja, de melhorias no nível de bem-estar dos beneficiários do projeto. Por isso, apenas medidas de custos e ganhos financeiros são insuficientes para concluir se um investimento deu o retorno esperado, pois não consideram os ganhos sociais gerados pelos investimentos na população-alvo.


Os gestores de recursos com o duplo propósito de produzir resultado econômico e, ao mesmo tempo, resolver problemas socioambientais têm buscado abordagens que permitam comparar o retorno social de projetos para escolher, dentre diferentes alternativas, aquelas com maior capacidade de geração de impacto. 

Nesse contexto, o relatório apresenta as principais técnicas disponíveis para monetizar o impacto dos investimentos sociais, contrastando pontos fracos e fortes e delineando potenciais pontos de atenção quando aplicados a projetos reais. Apesar das vantagens das técnicas de monetização, avaliar e usar os resultados dessas abordagens requer certo grau de cautela. Em vários casos, é difícil ou até impossível monetizar os impactos. 


O guia está dividido em quatro abordagens alternativas para monetizar o impacto social: 


Análise de Custo-Efetividade (do inglês, Cost-Effectiveness Analysis – CEA)


Técnica amplamente utilizada na elaboração de indicadores de impacto social e ambiental. Sua adoção é particularmente adequada a situações nas quais o impacto promovido pelo projeto e/ou pela política não seja facilmente convertido para valores monetários. 

A intuição geral do método é a de estimar a relação entre o impacto (calculado em termos não monetários) e o custo total investido (em reais) para a implementação do programa, sem a necessidade de que ambas as métricas estejam na mesma unidade de medida. 


Análise de Custo-Benefício (Cost-Benefit Analysis – CB)


Esse método propõe a comparação entre benefícios e custos de um projeto em termos monetários e indica a viabilidade econômica de um empreendimento com potencial impacto social. Caso os benefícios superem os custos, a iniciativa deve ser implementada, pelo menos sob um ponto de vista de retorno econômico. 

A análise de CB requer primeiramente que todos os custos (implícitos e explícitos) e benefícios sejam monetizados, buscando uma aproximação quantitativa para esses valores. 


Retorno Social sobre o Investimento (Social Return on Investment – SROI)


Essa ferramenta segue uma lógica similar à da análise de CB, porém tenta examinar da forma mais completa possível os benefícios e investimentos do projeto. Assim como no cálculo de Retorno Sobre o Investimento (do inglês, Return on Investment ou ROI), usualmente adotado em análises com foco meramente econômico-financeiro, a técnica tem por objetivo monetizar o impacto produzido por projetos sociais e/ou ambientais, de forma a oferecer um indicador financeiro final que calcule uma proporção entre o impacto social gerado (estimado em reais) e o montante total investido. 


Abordagem de Ponderação de Impacto (Impact-Weighted Accounts – IWA)


Essa abordagem surgiu da necessidade de incorporar aos demonstrativos contábeis, para além do desempenho econômico, os efeitos das empresas sobre os demais stakeholders. Dessa forma, a técnica procura mensurar de modo comparável – assim como é feito na contabilidade tradicional para indicadores financeiros – as consequências sociais e ambientais da atuação da companhia. 


Ao introduzir-se a performance socioambiental, espera-se fornecer a investidores uma visão mais completa da organização. Para tanto, o efeito total de um produto ou de uma organização é fragmentado em uma série de dimensões, sendo cada uma observada e calculada de forma individual e, posteriormente, incluída em um balanço patrimonial que considere esses resultados adicionais já monetizados. O método ainda está em fase de desenvolvimento e aspira tornar-se um padrão para a gestão de investimentos ESG (buscando objetivos ambientais, sociais e de governança). 



Por fim, o guia compara as vantagens e desvantagens de cada um dos métodos com relação a grau de desenvolvimento, precisão das métricas utilizadas, capacidade de atribuição de causalidade, comparabilidade entre projetos, incorporação de stakeholders ao processo avaliativo e custos de implementação, além de aprofundar na questão moral de quais os limites da monetização dos impactos, como eles afetam cada abordagem e a proposição de um procedimento de governança para que esses cuidados sejam debatidos e incorporados à tomada de decisão envolvendo cálculos monetários.

Você pode baixar o guia clicando aqui.


Publicado em: https://impactanordeste.com.br/estudo-apresenta-metodos-para-calcular-o-retorno-em-investimentos-de-impacto/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: