Blog Post

Conheça iniciativas que promovem acolhimento à comunidade LGBTQIA+

D L • jun. 30, 2021

No mês de junho é celebrado o orgulho da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, queer – não se enquadram em nenhum dos gêneros binários, intersexos e assexuais), momento para reflexão sobre o respeito e de discutir a diversidade.


Apesar dos diversos avanços e lutas conquistadas pela comunidade LGBTQIA+, ainda existe muito preconceito e intolerância. A não aceitação familiar seja pela questão de orientação sexual ou pela identidade de gênero é um dos motivos que fazem com que as pessoas deixem suas casas e vivam muitas vezes marginalizadas da sociedade, sem ter para onde ir, sem oportunidade no mercado de trabalho e muitas vezes vítimas de violência. 


Segundo pesquisa divulgada pelo Grupo Gay da Bahia, no ano de 2020, 237 pessoas da comunidade LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia: 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios (5,5%). O Grupo Gay da Bahia realiza essa pesquisa há 41 anos e essa é a única pesquisa nacional que inclui todos os segmentos dessa comunidade. 


Essas pessoas são estigmatizadas e têm suas falas silenciadas. Discutir a diversidade e o respeito é necessário numa sociedade cada vez mais plural. Diminuir o preconceito e garantir uma igualdade de direitos e oportunidades é o básico se queremos viver numa sociedade justa e igualitária. 


Falta de apoio emocional, expulsos de casa, sem orientação e nas ruas – essa é a realidade de muitas pessoas LGBTQIA+ que resolvem assumir o que realmente são. Aqui no Impacta Nordeste nós já falamos sobre iniciativas do Nordeste para denunciar violência contra pessoas LGBTQIA+ e também sobre ONGs e negócios de impacto que promovem o respeito à diversidade. E para ajudar, apoiar, abrigar e recompor a estrutura psicológica e emocional dessas pessoas que existem diversas instituições de apoio à população LGBTQIA+ espalhadas pelo país. Conheça algumas dessas iniciativas e se puder, ajude, muitas vivem apenas de doação. 



Casa 1


Casa 1 é um centro de cultura e acolhimento em São Paulo que abriga jovens LGBTQIA+ expulsos de casa pela família por suas orientações sexuais e identidade de gênero.


Iniciada em 2017, a partir de um financiamento coletivo, o centro de acolhimento já abrigou cerca de 380 jovens. No total, o centro possui 20 vagas disponibilizadas por um período de quatro meses. O objetivo do projeto é ser uma casa temporária, realizando um trabalho multidisciplinar para que os jovens acolhidos desenvolvam autonomia para estabelecerem suas trajetórias a partir da estada no projeto.


Além da moradia, alimentação e transporte, os jovens recebem todo um suporte de assistência social para organização de documentações, apoio nos processos de continuidade ou retomada dos estudos, empregabilidade, atendimentos de saúde clínica e mental, assim como acesso à toda programação do centro cultural.

O espaço conta também com uma clínica social que realiza atendimento psicoterápico continuado, psiquiátrico, acompanhamento com nutricionistas, plantão de escuta e diversas modalidades de terapias complementares. A Casa 1 também realiza um amplo trabalho de assistência social realizado não só com os seus moradores, mas também com a população mais vulnerável do bairro do Bixiga.


Grupo Gay da Bahia


Fundada em 1980, o Grupo Gay da Bahia é a mais antiga associação de defesa dos direitos humanos dos homossexuais no Brasil. Em 1988 foi nomeado membro da Comissão Nacional de AIDS do Ministério da Saúde do Brasil e desde 1995 faz parte do comitê da Comissão Internacional de Direitos Humanos de Gays e Lésbicas (IGLHRC). 


Dentre os objetivos do Grupo Gay está o de defender os interesses da comunidade homossexual do Brasil, denunciando todas as expressões de homofobia, lutando contra qualquer forma de preconceito e discriminação; divulgar informações corretas sobre a orientação homossexual e construir um discurso científico e correto, lutando contra comportamentos, atitudes e práticas que inviabilizam o exercício da cidadania plena de gays, lésbicas, travestis e transexuais no Brasil. A associação também trabalha na prevenção do HIV e AIDS junto à comunidade e outros grupos vulneráveis à epidemia.


Instituto Transviver


De Recife, o Instituto Transviver tem como missão acolher a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, criando condições de empoderamento e de protagonismo para o exercício da cidadania plena. O instituto foi fundado, em 2018, com o objetivo de promover ações de direitos humanos e de defesa da população LGBTQIA+ pernambucana.


Dentre as atividades oferecidas pelo Instituto Transviver estão: curso preparatório para supletivo; curso de inglês e encaminhamentos para serviços de saúde e de retificação de registro de nascimento, junto com a Defensoria Pública e demais apoios psicossociais.


O Instituto Transviver fundou o primeiro time de futsal formado exclusivamente por homens transexuais no Norte-Nordeste e o segundo no Brasil, o Transviver Futebol Clube. O time nasceu da necessidade dos próprios frequentadores do instituto em conversas nos encontros ou nas redes sociais. 


Eternamente SOU


Fundada em 2017 na cidade de São Paulo, a Eternamente SOU tem como objetivo atuar em prol das pessoas idosas LGBTQIA+ 60+, através da implantação de serviços e projetos voltados ao atendimento psicossocial à esta população. 


A Eternamente SOU tem como missão lutar em prol de um envelhecimento ativo, digno e acolhedor para as minorias LGBTQIA+ 60+, valorização dos direitos e memórias adquiridas com o passar dos anos.


A ONG tem atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina e desenvolve um trabalho integrado e multidisciplinar com um grupo de voluntários de modo a favorecer a inclusão social, protagonismo, proporcionando uma velhice digna e ativa, além da garantia de direitos humanos e promoção da cidadania LGBTQIA+.

 

Casa Transformar


Casa Transformar é um espaço que acolhe LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade econômica e exclusão familiar em Fortaleza. O objetivo da Casa é ir para além de apenas abrigar, mas de ajudar na construção de um futuro melhor para a comunidade LGBTQIA+. 


Fundada pelo casal Nicole, conhecida como Nik Hot, e seu companheiro, Davy Lima, a Casa Transformar começou com o casal recebendo amigos trans que foram expulsos de suas casas. Atualmente mantida exclusivamente por doações e eventos beneficentes, a Casa oferece acolhimento, ajuda psicológica profissional e também cursos profissionalizantes.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/conheca-iniciativas-que-promovem-acolhimento-a-comunidade-lgbtqia/


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: