Blog Post

Dia Internacional da Educação reflete sobre o papel da educação para um futuro mais sustentável

D L • jan. 24, 2022

Data foi criada em 2018 e este ano mostra as transformações que devem ser realizadas para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico

Comemorado em 24 de janeiro, o Dia Internacional da Educação foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a meta de assinalar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento. O tema escolhido para este ano é Mudando o Rumo, Transformando a Educação. 


Em recente relatório global Futuros da Educação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), transformar o futuro requer um reequilíbrio urgente de nossas relações uns com os outros, com a natureza e com a tecnologia que permeia nossas vidas, trazendo oportunidades inovadoras ao mesmo tempo em que levanta sérias preocupações com equidade, inclusão e participação democrática.


Para a UNESCO, o Dia Internacional da Educação de 2022 será uma plataforma para mostrar as transformações mais importantes que devem ser alimentadas para realizar o direito fundamental de todos à educação e construir um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico. Gerará debate sobre como fortalecer a educação como um empreendimento público e bem comum, como orientar a transformação digital, apoiar professores, proteger o planeta e desbloquear o potencial de cada pessoa para contribuir para o bem-estar coletivo e um lar compartilhado.


Há diferentes formas de estimular esse debate em sala de aula, incluir os jovens na busca por soluções para os desafios de nosso planeta e formar uma geração comprometida com o futuro que queremos (e precisamos). Inserir o ensino dos ODS na grade curricular e debater soluções para problemas do mundo real junto aos alunos por meio aprendizagem baseada em projetos são algumas alternativas alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Há farto material disponível para ajudar professores nesse processo, inclusive um portal desenvolvido pela ONU que forma uma rede global de educadores para os ODS com sugestão de atividades e material de apoio.


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) criados pela ONU são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São 17 ODS que tem como objetivo enfrentar os maiores desafios mundiais e criar um mundo melhor até 2030. 


Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030: 


  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Boa saúde e bem-estar;
  • Educação de qualidade;
  • Igualdade de gênero;
  • Água limpa e saneamento;
  • Energia acessível e limpa;
  • Emprego digno e crescimento econômico;
  • Indústria, inovação e infraestrutura;
  • Redução das desigualdades;
  • Cidades e comunidades sustentáveis;
  • Consumo e produção responsáveis;
  • Combate às alterações climáticas;
  • Vida na água;
  • Vida terrestre;
  • Paz, justiça e instituições fortes;
  • Parcerias em prol das metas.

ODS nas escolas


A escola é um espaço onde os alunos aprendem a conviver em sociedade e a ter atitudes e valores que irão guiar seus passos pelo resto da vida. Promover o uso dos ODS nas escolas ajuda com que esses objetivos sejam conhecidos pelos alunos e os torna multiplicadores. 


Realizar um trabalho com os ODS no ambiente escolar pode ser um grande aliado para nortear projetos e programas, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preocupados em fazer a diferença na construção de um mundo mais justo e solidário. Assim as escolas passam a influenciar de maneira positiva nas comunidades onde atuam.


Leia também: Os ODS como um farol ético para o futuro.


Entre as aplicabilidades dos ODS, as instituições podem oferecer aulas e atividades específicas para que os estudantes conheçam a iniciativa e sua importância. Também é possível criar linhas de pesquisa alinhadas aos objetivos, incentivando a produção científica a partir de problemas reais.


Conhecer os 17 objetivos globais é fundamental para que o professor e/ou a escola possam incluí-los no currículo escolar e também possam relacioná-los com a realidade da comunidade em que atuam. Trazer essas metas e fazer um paralelo com o local onde a escola está inserida é fundamental para um maior engajamento dos alunos. 


Aprendizagem Baseada em Projetos


A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia que surgiu para inovar a educação e está ligada a um dos princípios da Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, que tem a proposta de guiar, de forma única, o currículo de toda a educação básica brasileira. 


A ABP tem como objetivo capturar a atenção dos alunos através da resolução de problemas do mundo real. Por meio de pesquisas e atividades práticas os alunos são chamados a deixarem de serem meros expectadores do aprendizado a se tornarem protagonistas. 


A participação do estudante é essencial e exige dele uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema a ser aprendido, sendo importante a pesquisa em locais que sejam fontes seguras a fim de responder a pergunta problema. Com isso, o estudante aprofunda seu conhecimento e dessa forma transforma sua mentalidade, desenvolvendo um pensamento crítico, indispensável para seu amadurecimento.   


Alguns pilares que norteiam a Aprendizagem Baseada em Projetos: construção do conhecimento; desenvolvimento de habilidades e competências, como autonomia; proatividade, curiosidade, entre outras; elaboração de ideias; incentivo à comunicação interpessoal; trabalho colaborativo e união entre ensino à prática.


Dentre os principais benefícios dessa abordagem em sala de aula para os estudantes, estão: desenvolvimento de habilidades para resolver problemas; estímulo à curiosidade e criatividade; alunos mais preparados para o mercado de trabalho; além da oportunidade de colaboração em projetos e desenvolvimento do pensamento crítico.


O portal Worlds Largest Lesson, desenvolvido pela a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), traz práticas criativas e inovadoras para pais e educadores de como utilizar os ODS na aprendizagem das crianças para que elas possam contribuir para um futuro melhor. 


Práticas de sustentabilidade nas escolas


Utilizar a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos junto com ferramentas criativas para construir habilidades para agir pelos ODS é de suma importância para a construção de cidadãos conscientes e preocupados com os problemas da sociedade. Práticas podem ser desenvolvidas em sala de aula que abordam ODS na comunidade em que a escola está inserida. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar e buscar a solução dos problemas.


Os professores e a equipe pedagógica das escolas têm o desafio de buscar vivências práticas para inserir ações de sustentabilidade entre os alunos. Além dos ODS, a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, também inclui o tema entre as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes: “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.” 


Algumas ideias de práticas de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas nas escolas e que trazem um dos 17 objetivos:


  • Coleta de água da chuva para lavar o pátio, calçadas e áreas externas;
  • Criação de um ponto de coleta de resíduos recicláveis;
  • Compostagem de resíduos orgânicos;
  • Criação de horta e envolvimento dos alunos na sua manutenção;
  • Reduzir a utilização de plásticos e papéis;
  • Criar ações de integração entre os alunos para incentivar o senso de coletividade;
  • Desenvolvimento de um sistema de reciclagem de resíduos;
  • Implementação de projetos para a reutilização de materiais recicláveis;
  • Desenvolvimento de atividades de plantio de árvores;
  • Incentivo ao uso racional de água e energia elétrica para evitar o desperdício.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/dia-internacional-da-educacao-reflete-sobre-o-papel-da-educacao-para-um-futuro-mais-sustentavel/


Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: