Blog Post

Tendências para o ecossistema de negócios de impacto do Nordeste em 2022

D L • jan. 20, 2022

Cooperação entre os atores do setor de impacto social, conexão com investidores, microcrédito para mulheres e o destaque para o protagonismo do Nordeste estão entre alguns dos temas apontados por especialistas

O ecossistema de impacto social do Nordeste vem crescendo gradualmente e conquistou alguns marcos importantes. Cada vez mais empreendedores e empreendedoras apostam em modelos de negócios que buscam aliar o lucro e impacto social positivo. O tema vem ganhando espaço na academia e no setor público, inclusive com novas legislações direcionadas para o setor em diferentes estados da região.


Para mapear as tendências do ecossistema de impacto da região nesse ano que se inicia, o Impacta Nordeste conversou com empreendedores sociais e dinamizadores de diferentes estados do Nordeste. Para esses especialista, a expectativa é que os atores do ecossistema aprofundem a cooperação, promovam conexões entre investidores e empreendedores trazendo mais investimentos para os negócios de impacto do Nordeste e ampliem o protagonismo da região.

Confira as tendências apontadas por Bia Fiúza da Somos UM, Paulo Rogério do Vale do Dendê, Haroldo Rodrigues Jr da Intr3s, Monique Moraes da Su Causa Mi Causa e Marcello Santo do Impacta Nordeste.


Amadurecer as redes e a cooperação


Para a empreendedora social e filantropa cearense Bia Fiúza, fundadora do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e gerente executiva da Somos Um, o ano de 2022 será o momento de cooperação entre os que fazem o movimento de impacto social no Nordeste.


“Acredito que a tendência este ano é entendermos melhor quem nós somos, como ecossistema.”
Bia Fiúza

“Estou sentindo cada vez mais latente a necessidade de termos uma boa compreensão do mapa de impacto da nossa região, tanto dos negócios, como das universidades, pesquisadores, consultores, investidores, gestores financeiros, aceleradoras, e outros atores centrais como o desenvolvimento do setor. Acredito que podemos trabalhar para amadurecer as redes e crescer os negócios por meio de uma lógica de cooperação”, afirma Bia.


Destacar e consolidar o protagonismo do Nordeste


Já Paulo Rogério, cofundador da Vale do Dendê, uma holding social que fomenta o ecossistema de inovação e criatividade em Salvador (BA), acredita que esse será um ano para destacar e consolidar o protagonismo do Nordeste no setor de impacto social.


“Uma tendência para esse ano é a consolidação do protagonismo do Nordeste dentro da cena de impacto social, de empreendedorismo periférico e de diversidade no Brasil.”
Paulo Rogério

“Acredito que esse será um modo das empresas, das startups e as grandes corporações, entenderem, cada vez mais, que há um potencial muito grande no Nordeste, que podemos ser um lugar de cada vez mais protagonismo na inovação e na diversidade do impacto social. Esse será o momento delas trazerem suas operações, seus núcleos de diversidade, seus projetos de impacto para nossa região e assim promover um melhor balanceamento dos recursos na esfera nacional”, afirma Paulo.


“Hoje os investimentos ainda são muito desproporcionais comparados aos feitos no Sudeste, em relação ao resto do país. Também acho que com a extensão da pandemia e a consolidação do home office as pessoas perceberam que a centralização regional é um erro e que é possível trabalhar de qualquer local. Então acho que há uma tendência de que essa diversidade precisa também incluir essa questão regional”, prevê.


Conexões entre investidores e empreendedores


Para Haroldo Rodrigues Jr, sócio-fundador da Intr3s, fundo de investimento que apoia startups que apresentem soluções inovadoras e escaláveis para os maiores desafios socioambientais do Norte e do Nordeste do país, as tendências para o ecossistema de impacto social em 2022 vão girar em torno das conexões entre investidores e empreendedores.


“O maior desafio para o Nordeste é o investimento em negócios com intencionalidade no “S”, de social, diante das desigualdades que temos. Para tanto, o momento é de conexões entre investidores e empreendedores.”
Haroldo Rodrigues Jr.

“Toda tendência é uma porta de oportunidade. Não tenho dúvida, o maior desafio para o Nordeste é o investimento em negócios com intencionalidade no “S”, de social, diante das desigualdades que temos. Para tanto, o momento é de conexões entre investidores e empreendedores, de mudanças com resultados consistentes que fortalecem o ecossistema de impacto. Acredito nisso e é o que fazemos na IN3”, conclui Haroldo.


Microcrédito para empoderamento da mulher


Para Monique Moraes, fundadora da Su Causa Mi Causa, consultoria para empreendedorismo de impacto social do Maranhão, um dos efeitos da pandemia foi o aumento do número de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica, em maior nível no Nordeste. E nesse mesmo momento de crise, presenciamos o nda ESG.


“O microcrédito pode ajudar a reverter o retrocesso no empoderamento econômico feminino causado pela covid-19, além de melhorar a economia local e consequentemente a sociedade.”
Monique Moraes

De acordo com Monique, dentre as estratégias de impacto social possíveis em uma agenda ESG, que já era utilizada por bancos tradicionais e startups, o microcrédito se apresenta como uma ferramenta no processo de (re)inclusão econômica. “E por que uma ferramenta já “antiga” seria uma tendência para 2022? Porque o microcrédito pode ajudar a reverter o retrocesso no empoderamento econômico feminino causado pela covid-19, além de melhorar a economia local e consequentemente a sociedade.”


Setores estratégicos para os desafios da região


Por sua vez, Marcello Santo, diretor fundador do Impacta Nordeste, plataforma que visa fomentar o ecossistema de impacto social do Nordeste, reforça a importância da colaboração, aponta a inovação aberta como uma forma de aproximar os negócios de impacto à empresas e destaca alguns setores para o ano de 2022.


“Podemos destacar iniciativas de inclusão produtiva, especialmente as que envolvem tecnologia, produção agroecológica de alimentos que valorizem a biodiversidade local e modelos de negócios que utilizem tecnologia como soluções SAAS e Marketplaces.”
Marcello Santo

“Como os negócios de impacto buscam solucionar ou mitigar os inúmeros desafios sociais que possuímos, toda iniciativa é relevante. Em nosso trabalho de mapeamento de negócios, acompanhamento e capacitação de empresas e em diálogos com parceiros, podemos destacar iniciativas de inclusão produtiva, especialmente as que envolvem tecnologia, produção agroecológica de alimentos que valorizem a biodiversidade local e modelos de negócios que utilizem tecnologia como soluções SAAS e Marketplaces. Esse são algumas das tendências que chamam atenção dos investidores e que possuem mais programas de apoio e fomento.”


“Também observamos o crescimento de iniciativas de inovação aberta que aproximam as soluções desenvolvidas por negócios de impacto às demandas de ESG das empresas. Importante reforçar a importância da colaboração entre os diferentes atores para que o setor continue a crescer “, complementa Marcello.


Publicada em: https://impactanordeste.com.br/tendencias-para-o-ecossistema-de-negocios-de-impacto-do-nordeste-em-2022/

Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: