Blog Post

Social Bank busca conciliar lucro e responsabilidade social

D L • mai. 14, 2021

O banco é a primeira empresa do setor bancário brasileiro reconhecida com o selo de Empresa B, chancela dada a empresas que adotam práticas ambientais e sociais responsáveis.

Um banco pioneiro na inclusão social, digital e financeira. Esse é o Social Bank, que se propõe a ser um banco verdadeiramente digital e busca equilibrar lucro e propósito. Lançado em 2017, o banco atualmente atende 5 mil contas de empresas e 1,5 milhão de contas de pessoas físicas e prevê registrar R$2 bilhões em recursos depositados em 2021.

O Social Bank tem como propósito ressignificar os valores da sociedade, conectando pessoas e negócios, com menos burocracia e mais agilidade, mais liberdade e autonomia sobre o próprio dinheiro. Oferece todos os serviços dos bancos tradicionais, além de soluções exclusivas para gestão financeira de pessoas e empresas. Foi pioneiro na modalidade de empréstimos entre pessoas e pioneiro na criação do modelo de espaço de convivência dentro do conceito Social Cities, que engloba educação financeira, coworking e negócios, e que deverá ser replicado para mais de 30 cidades do Brasil.

“Buscamos sempre equilibrar propósito e resultado. Entre nossos diferenciais está a estratégia B2B2C, que é o foco em empresas, implementando seus produtos e soluções de forma massiva em colaboradores e clientes, e o propósito, que é nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Um marco importante nesta caminhada de impacto, foi que idealizamos a modalidade de empréstimos peer-to-peer, o Social Cash, lançado juntamente com a criação do banco em 2017. O Social Cash abrange empréstimos entre pessoas, viabilizando crédito com juro menor em contrapartida a uma remuneração mensal acima do CDI, e gerando recursos para iniciativas de impacto social”, explica o diretor de Propósito e Pessoas do Social Bank, Alonso Neto.

Conciliando lucro e responsabilidade social
Recentemente, o banco recebeu o selo de Empresa B (B Corporation), uma das chancelas mais importantes quando o assunto é responsabilidade social, tornando-se a primeira empresa do setor bancário brasileiro reconhecida com o selo. A certificação é concedida pela B Lab, organização norte-americana sem fins lucrativos, que reúne uma rede global de empresas que associam lucro ao bem-estar social e ambiental, a partir das dimensões de governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. 

“O Social Bank trata a certificação como o símbolo do compromisso com o desenvolvimento sustentável, cujo princípio norteia a atuação do banco desde sua criação. Esta certificação consolida nossa busca contínua pelos critérios mais elevados em governança, sustentabilidade e impacto social, elementos que pertencem ao nosso DNA desde a fundação. Mais do que isso, ser pioneiro no segmento bancário é provar que é possível sim conciliar lucro e responsabilidade social. As empresas B Corp buscam ser as melhores para o mundo e não do mundo”, comemora Alonso Neto.

Expansão e novos negócios
O Social Bank atua em todo o Brasil por meio de suas soluções digitais e canais de atendimento online e tem como projeto estar presencialmente em 34 cidades brasileiras nos próximos três anos, atualmente, o banco está presente fisicamente com escritórios em Uberlândia, Salvador e São Paulo.

A certificação de Empresa B chega em um momento de crescimento do banco. Neste momento, o banco está em forte expansão comercial, prestes a incrementar novos negócios e produtos, na esteira da compra do Banco Capital, de Salvador. “Não queremos expandir base a qualquer custo; prezamos por uma operação mais redonda, com sustentabilidade financeira. Construímos toda a estrutura tecnológica, e estamos preparados neste momento para uma capitalização grande e para um crescimento exponencial”, afirma Alonso Neto.

Investimento em inovação social e negócios de impacto
O Social Bank também procura fazer investimentos que promovam a inovação social. A empresa participou como investidor no Matchfunding Enfrente Impacta Mais, promovida pelo fundo Impacta Mais junto com a Benfeitoria, plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. A iniciativa que recebeu o investimento do Social Bank foi a Business Round.

“A Business Round é o Tinder dos negócios sociais e buscamos o “match” perfeito entre os investidores e os negócios através de uma plataforma digital que busca captar investimento para negócios de impacto liderados pela diversidade”, explica Paulo Henrique Oliveira, idealizador da Business Round.

Segundo Paulo Henrique, a Bahia não pertence ao circuito tradicional de atração de investimentos sociais e isso impacta no desenvolvimento do seu ecossistema de empreendedorismo e inovação. A proposta do Business Round visa a democratização do investimento social, já que os negócios de impacto social no Brasil estão concentrados na região Sudeste e uma parcela menor na região Nordeste, que tem inúmeros problemas socioambientais e um enorme potencial criativo.

Outra questão é que o perfil dos empreendedores é de homens, brancos e jovens, o que torna necessário diversificar esse protagonismo e buscar um equilíbrio dessa equação. “Ao atingir esse objetivo, conseguimos empoderar empreendedorxs mais diversos como: mulheres pretas, periféricas, LGBTQIA+, Pessoas com Deficiência, entre outros, na construção da sua independência financeira, tomada de decisões dos seus negócios,promover a geração de emprego, renda e aumento da quantidade de negócios liderados por pessoas diversas”, afirma.

O objetivo do Business Round é mapear e selecionar negócios comprometidos e alinhados com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As atividades que acontecem no ecossistema da plataforma são: seleção de negócios de impacto; triagem com especialistas; diagnóstico do negócio; trilha formativa de alta performance, para preparar sobre investimento tanto para empreendedores quanto empresas investidoras, trata-se de uma jornada até receber o investimento; mentoria presencial/online específica para preparação de pitch; rodada de negócios; vitrine de negócios de impacto social e mapa de impacto.

Para o Social Bank esse investimento é “uma parceria que une o propósito e ecossistema financeiro inteligente, ao ampliar a atuação junto aos negócios de impactos, fomentando a relação financeira consciente e fazer com que mais pessoas se sintam encorajadas diante dos desafios que empreender oferece. É preciso estar ciente de que iniciativas como essa – Business Round – exercem um papel crucial na inovação social ao conectar negócios impactos e grandes empresas. Por isso, o apoio é fundamental, além de oferecer ganhos a todos os envolvidos”, afirma Alonso Neto.
Por D L 30 mai., 2022
O queridinho da estação está de volta, agora com mix de cinco queijos especiais e brigadeiro com um leve toque de páprica; pão australiano em formato de bowl e boomerangue de acompanhamentos continuam
Por D L 26 mai., 2022
Programa Bandeira Azul concede certificação internacional para praias, marinas e embarcações que adotam rigorosos critérios ambientais
Por D L 23 mai., 2022
Clientes podem se deliciar com promoções imperdíveis, exclusivas no app da marca
Por D L 20 mai., 2022
Com criação da agência GALERIA, filme com o apresentador queridinho do público estreia nesta sexta-feira
Por D L 20 mai., 2022
Primeira unidade do Precioso Supermercados abre em São José de Campestre já com planos de expansão
Por D L 18 mai., 2022
A ONG TODXS promove iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança para a comunidade LBGTQI+ em todo o Brasil. Conversamos com a Jully Neves, atual diretora de Impacto da TODXS Brasil, sobre a atuação da ONG junto a defesa das pessoas LGBTI+ em todas as regiões do país
Por D L 18 mai., 2022
Na tarde desta quarta-feira (18), a empresária do ramo de gastronomia atuante nos Estados Unidos, a seridoense Clija Chait, foi convidada a participar de um encontro com produtores potiguares na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). Na oportunidade, os empresários da Aqua Coco, Cachaça Samanaú, Gin Pimenta Rosa, Coco e Cia, Primícia e Cimsal, apresentaram seus produtos e conversaram com Clija Chait sobre as possibilidades de futuros negócios.  Ao final do encontro, Clija foi recebida pelo presidente da Fiern, Amaro Sales, e por parte da diretoria da entidade. Na conversa falaram sobre as peculiaridades e diferenças das áreas de negócios do Brasil e dos Estados Unidos e sobre os investimentos da empresária no Rio Grande do Norte.
Por D L 17 mai., 2022
Renovação pós pandemia do ambiente de trabalho do grupo, dono das marcas Outback, Abbraccio e Aussie Grill, tem como objetivo acolher os colaboradores no retorno ao trabalho híbrido
Por D L 14 mai., 2022
Amado pelos brasileiros, o café faz parte da rotina de muita gente. Versátil, ele combina com muitos momentos, seja para acordar logo pela manhã, depois do almoço ou até para dar aquele gás no meio da tarde. O apreço pela bebida é tanto, que o café tem até data especial para celebrar sua importância. No dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, e a dica do McDonald’s para celebrar é: garantir no app da marca o cupom que oferece um café de 200ml e um pão de queijo por apenas R$ 7,90. Para aproveitar, basta entrar no aplicativo, selecionar o cupom e optar pelo restaurante participante deseja resgatar. O McDonald’s sabe da importância que essa bebida tem para seus consumidores e preza pela alta qualidade de todos os seus produtos, por isso, faz questão de utilizar 100% de grãos do tipo arábica, considerado o mais nobre da categoria. Além disso, todo o café da rede tem origem nacional e conta, desde 2015, com a certificação da Rainforest Alliance, que exige que produtores e fazendas parceiras sigam normas de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais, prezando pelo meio-ambiente e pelo bem-estar dos trabalhadores. Seja no McCafé, que conta com várias opções como americano, latte e cappuccino ou em suas unidades, que oferecem café coado em todos os horários do dia, o consumidor encontra uma bebida saborosa e preparada com todo o cuidado que esse queridinho dos brasileiros merece. Para conferir as unidades da rede que oferecem a bebida acesse https://www.mcdonalds.com.br/cafe-premium Sobre a Arcos Dorados A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.250 restaurantes, entre unidades próprias e de seus subfranqueados, que juntos empregam mais de 90.000 funcionários (dados de 31/12/2021). A empresa também mantém um sólido compromisso com o desenvolvimento das comunidades nas quais está presente e com a geração de primeiro emprego formal para jovens, além de utilizar sua escala para impactar de maneira positiva o meio-ambiente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com
Por D L 13 mai., 2022
Restaurante anuncia sua chegada ao reality show de culinária mais conhecido do mundo como patrocinador oficial da 9ª temporada do programa
Show More
Share by: